Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 7 de abril de 2010

Urna violada - Por A. Morais

Dr. Dario Batista Moreno - Prefeito de Varzea-Alegre no periodo de 1959 a 1963.

Em 1958, disputaram as eleições municipais de Várzea-Alegre os senhores Dr. Dario Batista Moreno pelo PSD e Jose Gonçalves de Carvalho pela UDN.
Na primeira contagem dos votos Jose Gonçalves de Carvalho sagrou-se vencedor, porem uma urna do distrito de Naraniú, reduto do PSD foi anulada, sob suspeita de violação. O fato é que a urna foi transportada da sede do distrito para Várzea-Alegre pelos senhores Valdir de Dudu e Jose Gatinha e ao ser apurada teve a totalidade dos votos para o candidato da UND fato impossível de acorrer, pois o resultado normal previsto era totalmente o contrario.
Com a anulação da dita urna fez-se uma nova eleição para os eleitores da citada seção e o Dr. Dario reverteu o resultado sagrando-se prefeito para o período de 1959 a 1963.
Dizem que depois de transitado e julgado, de posse do resultado oficial da eleição, Dedé Bitu, sogro de Dr. Dario resolveu comemorar a vitória e convidou o irmão Doca Bitu para um brinde e ocorreu a presente prosa: Disse Dedé: Doca vamos tomar um negocio ali? E Doca respondeu no ato: De quem?
Por A. Morais

11 comentários:

  1. Dario Batista Moreno era advogado e, depois foi promotor de justiça, orador eloquente, grande intelectual, fez um bom governo para as possibilidades da epoca. Voltarei com outras historinhas que ouvir contar deste periodo, das futricas da politica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. o episódio das duas eliçóes é citado na música Contrastes de Várzea Alegre, de Zé Clementino

    ResponderExcluir
  3. Muito bem Giovani. Estarei fazendo quatro postagens de musicas do Zé Clementino. Conta um pouco das historias de cada uma delas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Um dia Manuel Bitu chegou cansado do Chico, depois de dar cana muída para o gado, por volta de umas 4:00 da tarde. Se dirigiu para o pote e foi tomar um caneco d'água bem tranquilo. Aí aparece Alacoque de dentro de um dos quartos e apavorada diz: Manelzim, por caridade, toma essa água e vai no Serrote bem depressa que Ti Doca ía matando João Gomes com um tiro de espingarda, Manelzim, com aquiela calma dele bem peculiar, respondeu:
    Ía não , Alacoque.
    Como é que tu sabe se tu tava era no Chico?
    Ora eu sei é porque Ti Doca pegou no rabo de uma porca e disparou seis tiros e não acertou nem um.

    ResponderExcluir
  5. Ok, Raimundinho, vamos aguardar, com certeza devem ser muito interessantes.
    abraços1

    ResponderExcluir
  6. Doca Bitu, sofria de alguns problemas de saúde, mas nunca deixou de ser sabido em seus negócios. Num certo período de dificuldades meu pai Raimundo Bitu, primo legítimo de Doca Bitu tomou seis medidas de feijão emprestado. Com apenas 15 dias Doca passa em minha casa e disse: Raimundo Bitu!!!!!, Com relação aquele nosso negócio só precisa você me pagar 12 medidas.
    Veja bem, nada de loucura. Ele sempre foi um cidadão trabalhador com visão de futuro e quem fosse besta com certeza ele passa a perna. Só não sabia atirar de revolve, pois o episódio dos seis tiros segurando o rabo da porca foi no Sítio Panelas e no período eu estava por lá na casa dos meus avós.

    ResponderExcluir
  7. Quando fazia um negócio que dava muito lucro, era pq era sabido, se levasse prejuízo, Rita desmanchava o negócio, porque Doca era doido e não podia negociar

    ResponderExcluir
  8. Era assim mesmo Giovani, porem um belo dia Doca fez um negocio com Chico Piau teve um baita prejuizo e Rita lutou mas não conseguiu desfazer o negocio. Acho que o cavalo cego adquirido morreu na roça e não houve quem fizesse qualquer oferta.

    ResponderExcluir
  9. Ei negrada. Vocês esqueceram de dizer que naquele dia Doca deu toda a carga do revólver, errou todos os tiros e ainda quebrou o cabresto da chinela.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. é a história foi da urna violada, mas o sucesso foi a prosa de Doca bitu prova essa que doca é quem merecia ter seu causo exposto neste blog

    ResponderExcluir
  11. É verdade Israel. A historia fala de um fato real ocorrido em nossa cidade que merece ser lembrado para marcar a esperteza dos que acham que para ganhar pode ser usado quaisquer meios e, nós comentaristas desviamos para a prosa do Doca Bitu numa demonstração que gostamos mesmo é das lorotas do nosso povo bem humorado.
    Abraços.

    ResponderExcluir