Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Por você - Renata Bitu.

Por você faço o mundo parar num instante, faço de um quintal um mundo gigante, por você faço ciúmes, fúrias, brigas, cantigas, depois faço carícias.

Por você faço o mais belo dos versos, pinto o céu de amarelo, por você faço da queda um passo de dança, da lua faço lança pra lançar seu coração, me faço caçador, talvez cupido, casando um abrigo no seu interior.
Por você faço o hoje virar ontem, o ontem virar amanhã, faço lindas estrelas aparecerem nas manhãs, por você desenho o teu rosto na parede do meu quarto, do teu desprezo faço abraço, do teu sorriso faço um quadro.

Por você faço de terças cinzentas, domingos coloridos dou risadas, dou sorriso sou ate alô aos inimigos, por você faço nada ser proibido, tudo ser permitido, a liberdade ser realmente livre.

Por você faço os corações dos amantes não tremerem quando vêem seus amores verdadeiros, faço a dor não doer neles quando seus amores pra outros perderem.

Por você faço escrito o que não existe, nas linhas imaginárias do meu amor, desenho com tinta sem cor, um amor perdido nos olhos de um sofredor.

Por você faço em um segundo, a mulher madura e não amada, virar criança sadia de pele rosada, por vc digo que o amor não morre, amor apenas dorme, depois acorda mais belo, e faz nesse universo paralelo enamorados dançar bolero.

Por você faço o apaixonado amar o que não existe e encontrar no nada um tudo, fecho as janelas, calo falas, fugindo do que procuro.

Por você faço o sonho acordar e pular da cama, sair descalços nas calçadas da minha rua, faço o mudo gritar que ama, por você faço Bin Laden e Buch serem amigos, faço laranjas nascerem em pés de figo, faço a certeza de que dois e dois são cinco.

Por você escrevo o nosso destino, faço nossos passos devagar, pra amar sem ter medidas, de mãos dadas passear, nas avenidas da minha vida haverá sempre um lugar pra te encontrar.
Texto escrito por Renata Bitu, em 02 de abril de 2002.

Dedicado com todo amor a minha filha MELYNE BITU.

14 comentários:

  1. Parabens ao primo Renato Bitu pela filha e pela neta. Parabens a Renata pela cronica e por Melyne, que Deus os abençoe. Parabens aos leitores pelo prazer de ler tão belo texto.
    Por fim. parabens a todos.

    ResponderExcluir
  2. muito emocionante o texto, parabéns pela filha, um pouco atrasado, pois o texto é de abril, mas como esse texto é uma obra de arte, não poderia ficar guardado na gaveta não o mundo precisava ler essa obra prima um beijo renata e felicidades, a cada dia que passa você me surpreende cada vez mais com seus maravilhosos textos. Esse com certeza foi escrito com a alma pois foi de uma mãe para seu filho, só podia ser escrito com o coração felicidades

    ResponderExcluir
  3. Obrigada a todos...Melyne participante ativa do blog desde quando ainda morava no meu ventre(risos).

    ResponderExcluir
  4. Israel o texto é de abril de 2002, eu tinha vinte anos e Melyne ainda estava so nos meus sonhos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto. Me arrepiei, acompanhei cada linha emocionada.

    Feliz de quem pode ter dentro de si um sentimento tão lindo e profundo.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  6. morais de antemão peço-lhe autorização para postar este maravilhoso texto da prima renata no meu blog amanhã abraços

    ResponderExcluir
  7. Como é agradável se ler um texto escrito por uma prima que domina a escrita e tem amor ao próximo e a sua família. Fico até sem palavras para comentar sobre uma cidadã cosmopolita, que com tanta sensibilidade descreve sobre sua filha, primos, parentes e amigos. Mas você mesmo falou-me que quando se escreve com amor as palavras vêem com mais espontaneidade. Parabéns pelo belíssimo texto e aproveito para mandar um forte abraço ao meu primo e irmão Renato Bitu.

    ResponderExcluir
  8. Claude Bloc.

    Um depoimento desses vindo de uma professora posgraduada e mestrada, autora catedratica como você é razão para a professora Renata ficar envaidecida. Obrigado pelo comentario, certamente ele servirá de incentivo para que outros textos sejam produzidos e postados para o enriquecimento o Blog do Sanharol.

    ResponderExcluir
  9. Esparo que Deus permita-me escrever no blog todas as coisas que que tenho escrito dentro de mim, coisas sobre todas as coisas, ate sobre aquilo que ainda não vivi...obrigada a todos vcs pelos elogios,isso atissa mais ainda o meu desejo de escrever, agradeço tambem a minha mae e a meu pai por ter sempre me insentivado a ler, devo a eles cada linha que escrevo e cada elogio que hoje recebi de voces...abraços

    ResponderExcluir
  10. vc renata já está pronta pra as artes escritas pode continuar escrevendo e divulgando nós adoraremos ler os seus textos, como sempre digo, a leitura é o combustivel do cerebro taí a prova, vc ler muito, e notado na beleza dos seus textos poéticos abração prima

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a educadora Renata Bitu,
    pelo seu trabalho envolvente e emocional, onde o leitor absorve as palavras bonitas como se fossem dirigidas para ele.
    É por esta e por outras, que eu continúo insistindo, que essa garota devia fazer o nosso editorial semanal. O Blog do Sanharol já se acha capacitado para isto, tando pelo seu admistrador, como pelos seus colaboradores.
    Eu espero que seja aceita a minha sugestão/cobrança.
    Abraço do Cariri, para todos do blog.

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre soube do potencial que essa minha prima "baxinha" tem! Isso num é nada, deixa ela começar a destrinchar os diários dela que todo ano era um de mais de 365 folhas!
    Quanto a Mellyne participar do blog desde o ventre, naquela época das discursões acirradas aqui eu tive foi medo de Renatinha sentir uma "pyloura"!!!

    ResponderExcluir
  13. Dr. Jose Savio Pinheiro Disse:

    Renata,

    Lendo o seu texto fiquei imaginando e fazendo conjecturas com a minha consciência sobre essa obra que acabara de ser postata.

    - Uma crônica? - Não, acho que algo maior! - Um conto, então! - Errado, algo mais lúdico, mais teatral! - Já sei... Uma peça teatral em poesia. - Chegou perto, mas é algo mais abstrato e mais colorido... - Uma pintura, então! - Algo mais real, mais vigoroso... - Uma escultura, acertei? - Não, acho que não!

    - Será arte!


    Parabéns a todos e um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Renata, é lindo... lindo .... lindo esse seu texto, lindíssimo !!!
    O nosso amor de mãe nos faz capaz de tudo. É mesmo incondiconal e maior que o mundo. Ser mãe é o maior presente.
    Um beijo de parabéns.

    ResponderExcluir