Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Educação e respeito - retorno imediato - Por Iris Pereira.

Em cidades como Camboriú - Santa Catarina, vivi um exemplo que gostaria de transportar para as demais cidades do Brasil, principalmente esta que moro e adotei como minha cidade predileta, Ribeirão Preto-São Paulo. Lá o cidadão tem respeito por seus vizinhos, não deixa seu lixo na calçada nem o entulho jogado pela rua. Todas as calçadas tem uma decoração de jardins deixando, no entanto, o espaço livre para os pedestres. Em frente aos comércios são deixados bonitos bancos ou cadeiras para serem usados a vontade, isto sem correr o risco de serem por ladrões levados. A cidade é tão limpa que se por acaso alguém deixar um papel cair, você sente o impulso de logo pegá-lo, é questão de educação, você fica acostumado. A cidade cheira bem, nem sei explicar direito, não é só o visual que é bonito, tudo naquela cidade é belo por natureza, e a educação é a mais destacada por todos visitantes. Olhem só que maravilha! Nas avenidas você anda com liberdade, sem medo de ser atropelado, colocou o pé na faixa branca, pode atravessar sem correria, todos os veículos param esperando todos atravessarem.
Isto é educação e respeito que com certeza retorno terão, pois todos que forem visitar Canboriú, satisfação terão em divulgar o que sentiu ao está diante de tanta gentileza e toda divulgação só trará mais turista para maior renda econômica e assim cada vez melhor tratar os que forem passear naquela linda, limpa e acolhedora cidade.
Eu destaco também a atenção especial dos empregados no comércio em geral. Aprendi com isto que perder alguns segundos sendo gentil, educado e calmo, não nos trazem prejuízos.
Íris Pereira

5 comentários:

  1. Educação e respeito resulta em disciplina, em valorizar as pessoas e ser feliz junto com elas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com sua sábias palavras primo. Obrigada por dar esta chance para eu expressar um pouco do que aprendo com minhas andanças por este Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Irismar, a cada dia fico surpreso com seus textos tão bem escrito e interessantes. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. É verdade flor ( Magnólia ) sempre cobramos dos administradores das cidades, porém temos que cobrarmos também dos vizinhos, dos amigos e fazermos nossa parte, temos que escrevermos mais sobre este tema e cobrar dos outros.
    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Olhe o que acho uma demonstração verdadeira de respeito: O Antonio Correia fez comentário neste blog e também postou o mesmo texto. Fico orgulhosa deste povo que é meu povo e que cada dia me conquista mais e me admira. Estou que tô!!!!OBRIGADA.

    ResponderExcluir