Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 5 de junho de 2010

Crato possui o único museu de arte do interior do Ceará – por Armando Lopes Rafael

O Museu de Arte do Crato Vicente Leite foi criado no governo do prefeito Pedro Felício Cavalcanti, em 1974. Seu idealizador foi o artista Bruno.Pedrosa. Leva o nome de Vicente Leite, pintor de grande talento, figura de renome nacional na vida artística, nascido em Crato e falecido no Rio de Janeiro em 1941.
Ali, estão expostos obras de arte de incalculável valor, a exemplo da escultura em gesso de Celita Vaccani denominada “Venite ad me omnes”, uma imagem de Jesus Cristo de grande beleza. Pertencem ao acervo deste museu 22 telas da pintora Sinhá D’Amora, alta e marcante expressão


Merecem destaque, dentre as valiosas obras de arte do Museu Vicente Leite, as seguintes:
- Aquarela “Vista Panorâmica do Crato em 1865”, feita por José Reis de Carvalho, integrante da “Commissão Scientífica de Exploração” – conforme grafia da época – criada pelo Imperador Dom Pedro II, a pedido do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro-IHGB, com a finalidade de explorar o interior de algumas Províncias, devendo fazer coleções de produtos naturais para o Museu Nacional e para os das Províncias” (ver foto da aquarela abaixo)

- Dois desenhos a lápis de Pedro Américo um dos maiores e mais famosos pintores do Brasil, que se notabilizou por pintar cenas históricas e épicas, incluindo a do Grito do Ipiranga, que ilustra a cena da Independência do Brasil;

- Óleos sobre tela Pino Della Selva, Mazza Francesco, Vicente Leite, Jair Picado, dentre outros.

5 comentários:

  1. Prezado Armando.

    O Crato sempre foi pioneiro nestas iniciativas. Valia o titulo de cidade da cultura, princesa do cariri, e outros titulos atribuidos ap municipio ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  2. Armando Rafael,

    Se me permite, fazendo algumas correcções que as vezes surgem de algumas fontes de pesquisa. Não lhe atribuindo tais falhas.
    O Museu de Arte Vicente Leite foi Criado na gestão do prefeito Miguel Soares em 1971.
    Os dois desenhos de Pedro Américo doado por Pedrosa com os títulos,Estudo de Moema e Desenhos diversos com auto-retrato em caricatura, infelizmente desapareceram no decorrer desses anos. Grande lástima !
    Não possuímos trabalho de Pino Della Selva.
    Por favor me desculpe as retificações. Elas são apenas para manter na íntegra o real histórico do nosso Museu de Arte.
    Com as minhas desculpas !

    Edilma Rocha

    ResponderExcluir
  3. Prezada Edilma.

    Obrigado pela visita e pelo comentario. As suas informações somadas as do Armando formam um conjunto de dados a respeito do tema e servem de fonte de pesquisas para os interessados e para posteridade. Nossos agradecimentos aos dois.

    ResponderExcluir
  4. Edilma:

    Muito obrigado pelas correções.
    Eu me arrimei num folheto da década 70, editado pela Prefeitura, cuja capa é a primeira ilustração da matéria em tela.

    Mas considero corretas todas as suas correções e elas ficam incorporadas ao meu texto.
    Mais uma vez grato pelas correções e parabéns pela maneira amena como você corrigiu as falhas.
    Armando

    ResponderExcluir
  5. Armando Rafael,

    Agradeço a sua compreenção.
    Fui sempre uma aliada do Pedrosa desde a ideia de se criar um museu de arte no Crato, até a sua inauguração onde fui recepsionista dos visitantes. Recebi de Sinhá Dámora uma bolsa de estudos para restauração em prol do museu. E no ano passado cumpri a minha verdadeira função de restauradora do museu no trabalho de 73 obras.Estão todas perfeitas e recebendo as novas molduras.
    Finalizei este ano um livro catálogo para o Museu de Arte Vicente Leite com os históricos e currículos de todos os artistas com gravuras das obras que será lançado na reinauguração. Assim teremos uma fonte de pesquisa a disposição de todos os interesados pela historia do museu de Arte Vicente Leite
    Fico a sua inteira disposição.
    Aceite mais uma vez minhas desculpas. Confesso que fiquei um pouco apreensiva quanto as minhas orientações.
    Com admiração !

    Edilma Rocha

    ResponderExcluir