Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 25 de julho de 2010

O SERTÃO FOTOGRAFADO - Por Mundim do Vale

Meu nome é Mundim do Vale
Lá do Vale do Machado,
Nesse verso eu vou falar
Do sertão que fui criado.
Um galo na cumieira
E um pote na cantareira
É O SERTÃO FOTOGRAFADO.

Uma carroça de lenha
Com um doido amorcegado,
Moça nova namorando
Com um velho aposentado,
Um caçuá de cabaça
E um pau de sebo na praça
É O SERTÃO FOTOGRAFADO.

Um matuto num comício
Com o braço levantado,
Um puxa saco gritando:
- Viva o Doutor deputado!
E o deputado arredío,
Com um descurso vazio
É O SERTÃO FOTOGRAFADO.

Uma recua de menino
E a mãe naquele estado,
O pai com um na corcunda
E o mais novo pendurado,
Coisa assim de retirante
Que também é penetrante.
É O SERTÃO FOTOGRAFADO.

Um taco de rapadura
Um jerimum cozinhado,
Uma cuia de farinha
Para um pirão escaldado,
A miséria da carência
E a falta de assistência
É O SERTÃO FOTOGRAFADO.

Uma barraca de lona
Um lambe-lambe de lado,
Uma ruma de eleitor
Cada qual mais apressado,
Tudo tirando retrato
Por conta de um candidato
É O SERTÃO FOTOGRAFADO.

Escola funcionando
Faltando ainda o telhado,
O prefeito inaugurando
Entregue como acabado,
E um fiscal da educação
Presente a inauguração
É O SERTÃO FOTOGRAFADO.

Um pingüim na geladeira
Um guarda-sol pendurado,
Um cigarro na orelha
De um velho viciado,
Um devoto de São João
Descalço na procissão
É O SERTÃO FOTOGRAFADO.

Uma quenga embriagada
Discutindo com um soldado,
Um velho com um ramo bento
Para tirar mal olhado,
Uma macaca indiscreta,
Um padre de bicicleta
É O SERTÃO FOTOGRAFADO.

Um conterrâneo chegando
De São Paulo, endinheirado,
Com um relógio oriente
E um gravador de lado,
Falando: - Quanto que é?
Oh bicho, meu e qualé
É O SERTÃO FOTOGRAFADO.

Metade da minha vida
Morei perto do roçado,
Hoje moro mais distante
Mas ainda estou lembrado,
Quanto assisto cantoria,
Estou vendo com alegria
O SERTÃO FOTOGRAFADO.

M eu verso faz muito bem
U rbaniza a boa mente,
N ão dar espaço a alguém
D e me achar indecente,
I sto faz com que eu faça
M ais versos pra nossa gente.


Mundim do Vale


Essas são algumas estrofes do nosso trabalho. O sertão fotografado. Não foi postado na ítegra em virtude de ser muito longo. Se alguém interessar o trabalho completo, é só me cobrar nesse endereço: mundimdovale@hotmail.com.

2 comentários:

  1. Mundim.

    Muito bom a seu trabalho. A poesia agradece.

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKK ESSA FOI PRA RI MUNDIM ???

    Se alguém interessar o trabalho completo, é só me cobrar nesse endereço: mundimdovale@hotmail.com.

    Raimundo Bezerra Morais
    É o Raimundo Piau
    Nunca praticou o mal
    Nunca foi homem voraz
    Prometer sabe demais
    Promete e não cumpre enfim
    Nunca que mandou pra mim
    O que ficou combinado
    Promessa e trato quebrado
    São coisas do raimundim

    Combinou que me mandava
    Todas suas poesias
    Deixou até garantias
    Eu quase não aceitava
    Com Antonio Rosendo estava
    Que lhes falava assim
    Manda as poesias mundim
    Pra seu nome ser divulgado
    Promessa e trato quebrado
    São coisas do raimundim

    ResponderExcluir