Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FESTA DE SAO RAIMUNDO NONATO COMPLETA 155 ANOS COM INOVAÇÕES.

Colaboração - Luiz Carlos Correia Diniz.

Uma das maiores festas religiosas do Ceará, a do padroeiro deste município, São Raimundo Nonato, completa 155 anos com inovações em sua parte social. O evento foi aberto neste sábado, dia 21, com o carregamento do pau da bandeira, que este ano foi conduzido da comunidade de Roçado de Dentro, Sede Rural, a cerca de 3 km da cidade, para ser erguido na Praça da Igreja Matriz de São Raimundo Nonato. O senhor Zé Luzia, do sítio Boa Vista, foi o responsável pela escolha do pau da bandeira, como faz tradicionalmente. Foi um momento de fé e de emoção.
O padre José Mota Mendes também procurou modificar a estrutura da igreja, trocando o fôrro da matriz, que era de madeira, por PVC. Os janelões da igreja também serão substituídos. Os dez janelões e os seis rosais serão trocados por vitrais, com imagens de santos da igreja. O material está sendo fabricado na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais.
Passadas as emoções do levantamento da bandeira, os varzealegrenses e visitantes foram às barracas, conferir se as mudanças implantadas pela prefeitura agradariam. As tradicionais barracas de palha foram substituídas por barracas padronizadas, dando à festa, cara de modernidade. A troca das tradicionais barracas foi motivada pelo asfaltamento da Av. Luiz Afonso Diniz.
O povo, que estava na dúvida quanto se a mudança seria válida, aprovou a troca, comentando que a festa ficou bem mais organizada.
O Barracão Cultural, que todos os anos explora temas da cultura local e recebe artistas que se apresentam no seu palco é um dos pontos mais visitados durante a festa. Com apoio do BNB de Cultura, o Barracão Cultural também foi padronizado com estrutura metálica e lona, nos mesmos moldes das barracas.
No Parque Cívico São Raimundo Nonato, área urbanizada da Lagoa, foi instalado pela prefeitura um mastro de 21m de altura (21 é uma referência ao dia de abertura da festa) para receber a bandeira do município, medindo aproximadamente 8mx4m.
Para garantir maior segurança à cidade, a prefeitura instalou câmeras em vários pontos, principalmente na área comercial. Essas câmeras são monitoradas na unidade policial de Várzea Alegre, possibilitando à polícia um trabalho mais eficiente no combate a ações delituosas. Ainda sobre a segurança, mais de 40 homens da Polícia Militar trabalham na festa de São Raimundo Nonato, com rondas permanentes nas ruas e na Av. Luiz Afonso Diniz, corredor da festa.

As festas em praça pública, que contam com a parceria de empresas da cidade e da região, serão realizadas a partir desta dia 26, com as seguintes atrações:
Dia 26/07 - Forró de Rocha e Banda Zabumbando - Na Casa de Shows Gregório;
Dia 27/08 - Forró de Taipa - No Creva;
Dia 28/08 - Padre Antonio Maria - No Parque Cívico da Lagoa de São Raimundo Nonato;
Dia 28/08 - Limão Com Mel, Mirela e Banda Doce Ventura - Na Casa de Shows Gregório;
Dia 29/08 - Léo Magalhães, Canina do Forró, Sonho de Verão e Toca e Toquinha - No Parque Cívico da Lagoa de São Raimundo Nonato;
Dia 30/08 - Solteirões do Forró, Kaio e Kanhoto, Boca Loka e Rota 670 - No Parque Cívico da Lagoa de São Raimundo Nonato.

2 comentários:

  1. Prezado Luiz Carlos.

    Obrigado pela colaboração. São 155 anos de devoção e fé. Que São Raimundo nos proteja a todos.

    Uma boa festa.

    Abraços.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. jente eu quero saber quem vai cantar na festa de agosto hoje quem mim responder eu pesso obrigadar e beijinhosss

    ResponderExcluir