Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Analise de textos - Fundamentos e praticas - Por Irandé Antunes.

O que se ensina na escola acerca do texto? Muito pouco! Só muito recentemente se vê uma ou outra menção a questões da coesão, da coerência, da intertextualidade, da relevância sociocomunicativa, da implicitude e de outras propriedades do texto.

No momento, um dos desafios para os professores é descobrir o que incluir em seus programas de estudo da língua, para além da simples repetição das categorias da morfologia e da sintaxe.

São bem oportunos todos os esforços por orientar e apoiar o trabalho dos professores em torno das questões textuais, sejam questões de sua produção, sejam de sua compreensão. A exploração dessas questões pode contribuir muito para que o professor vá descobrindo como ampliar seus programas de estudo da língua e, melhor dizendo, como preencher suas previsões de estudo com questões que são, de fato, relevantes para a ampla e atuante educação linguística de seus alunos.
É o que Irandé Antunes faz neste livro: explorar questões do texto coeso, coerente, relevante e adequado contextualmente.

Irandé Antunes - foto, é graduada em línguas neolatinas pela Universidade Federal do Ceará, fez especialização em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e é doutora em linguística pela Universidade de Lisboa. Leciona na Universidade Estadual do Ceará e atua como especialista em língua portuguesa junto ao Ministério da Educação e à Secretaria de Educação de Pernambuco. É autora de Aspectos da coesão do texto; Aula de português - encontro e interação; Lutar com palavras: coesão & coerência; Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho e Língua texto e ensino - outra escola possível.

2 comentários:

  1. Varzea-Alegre sempre está presente no mundo da cultura. Varios são os grandes exemplos. Parabens professora. Deus lhe abençõe e lhe faça muito feliz.

    ResponderExcluir
  2. Morais,

    A grandeza de Irandé Antunes não está apenas no doutorado de Linguística, nem tampouco nas suas Especializações, Ocidente afora. O Ministério e as Secretarias Estaduais de Educação, as Universidades e os seus inúmeros alunos se locupletam com a figura exemplar da figura humana dessa grandiosa pessoa.
    A mãe, a filha, a irmã, a tia e a amiga Fátima Costa, ex-irmã Maria de Fátima, é um exemplo vivo de cultura, abnegação, respeito e gratidão dentro desse universo tão deteriorado de tais virtudes e tão recheado de desumanidades, incredulidades e discriminações.
    A ela, e ao seu companheiro Alfredo, externo todo o meu respeito e a minha gratidão pela grande participação deles na minha formação profissional e humana.

    Que o povo saiba entender e retribuir o grande bem que ela faz.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir