Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BOTANDO BONECO - Por Mundim do Vale

Eu tava no calçadão
Bebendo bem caladinho,
Quando chegou Cláudio Souza
Conversando de mansinho.
Disse: - Mundim hoje eu quero
Lha apresentar a Joãozinho.

Tomei um gole de vinho
E deixei o calçadão,
Saímos os dois conversando
Lembrando de Damião.
Quando eu pisei no batente
Notei que era armação.

Cláudio abraçou-se com João
Botou o dedo num fio,
Vendo aquilo eu perguntei
Se era pra fazer pavio.
O boneco abriu a boca
Disse: - Eu quero um desafio.

Mundim:
Pois fique certo, vadio!
Que Mundim não abre, não,
Já enfrentei Dr. Sávio
Que tem muita mais noção.
Não vou perder pra boneco
Feito de pau e cordão.

Joãozinho:
Você é um pobre anão
Que esqueceu de crescer,
Só leva o tempo em fumar
Fazer fuxico e beber.
Tu veio aqui pra rimar
Ou foi pra me aborrecer.

Mundim:
Você não pode esquecer
Que conheci Damião,
Uma pessoa de bem
Que eu tinha como irmão.
Mas esse seu novo pai
Vai lhe transformar no cão.

Joãozinho:
Mundim não diga isso, não
Que Cláudio é como paim,
Me adotou bem adotado
Não falta nada pra mim.
Ele só tem um defeito
É de andar com Mundim.

Mundim:
Você tá falando assim
Mas tá errando seu traço,
A coisa que mais conservo
É os amigos que faço.
Sou amigo de Micrei,
De Israel e João Sem Braço.

Joãozinho:
Agora virou bagaço
E ainda diz que é o tal,
Não possui boa amizade
Nem tem arte cultural.
Eu sou somente um boneco
Mas você, vai se dar mal.

Mundim:
Não faça esse carnaval
Que você não é vivente,
Você é um pau do mato
Não serve para ser gente.
Cláudio Souza já me disse
Que todo boneco mente.

Joãozinho:
Mundim você não é crente
Nem poeta popular,
Quando não tá em Alberto
Tá socado noutro bar.
Eu não sei que graça tem
Beber cachaça e pescar.

Mundim:
Vim aqui foi pra rezar
E se não rezar eu peco.
Vou pescar e tira abelha
Até encher um caneco.
Agora esse seu padrasto
Vive é botando boneco.

5 comentários:

  1. Que coisa boa esses amigos botando boneco. Paraben Mundim, Claudio e Joãozinho

    ResponderExcluir
  2. Acho que Joãozinho vai passar a perna nesses Poetas TUDIM ai do Blog viu.
    Se cuide Mundim
    Abraços para o Joãozinho

    ResponderExcluir
  3. ESSE POETA PESQUIZADOR HISTORIADOR PESCADOR E TIRADOR DE ABELHAS SERÁ UM DOS NOVOS ´SOCIOS DA ASSOCIAÇÃO VARZEALEGRENSES DE APICULTORES. NONATO SOUSA E VIEIRA JÁ ESTÃO COM AS FICHAS CADASTRAIS EM MÃOS.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Claudio.

    Apesar da abelha Sanharol não produzir mel, diga para esses bons amigos que eu estou pronto para colaborar com esta associação de produtores de abelha e mel.

    ResponderExcluir
  5. Mundin encheu o caneco
    Com cerveja bem fresquinha
    Bebeu no bar de Alberto
    E em Nego de Aninha;
    Usou na Festa de Agosto
    Muita óstia e camisinha.

    Um Abraço Mundim. Bela peleja.

    ResponderExcluir