Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Cromo - Por José Augusto de Lima Siebra.

Foto do poeta José Augusto de Lima Siebra no crepúsculo de sua idade.

“Aquele que envelhece e que segue atentamente esse processo poderá observar como, apesar de as forças falharem e as potencialidades deixarem de ser as que eram, a vida pode, até bastante tarde, ano após ano e até ao fim, ainda ser capaz de aumentar e multiplicar a interminável rede das suas relações e interdependências e como, desde que a memória se mantenha desperta, nada daquilo que é transitório e já se passou se perde”.
.
Cromo - Soneto.
.
Sá Chiquinha está rezando
Tem o rosário na mão
As continhas alisando
Desfiam pelo cordão.

Mas a velha cochilando
Dá com o rosário no chão
Mil voltas no corpo dando
Acorda de supetão.

Olhando em torno assustada
Com a cara enfarruscada
Reconhece que dormiu.

Levanta a tempo a corcunda
E fala bem iracunda:
Lá o diabo caiu.

2 comentários:

  1. Prezados Amigos.

    Este soneto do José Augusto de Lima Siebra me fez lembrar a reza de duas parentas e conterrâneas. Zefa da Formiga e a saudosa amiga querida de todos nós Cotinha de Raimundo Bitu. As historias ficariam engraçadas se eu tivesse o dom da poesia, mas como não tenho, contarei em prosa. Duvido que alguém lendo não dê uma boa risada com o desfecho da reza.

    Jose Augusto diz em seu soneto que Sá Chiquinha fala com o rosário: Lá o diabo caiu. Zefa e Cotinha tem reações semelhantes. Quem acompanhar o Blog verá.

    ResponderExcluir
  2. Morais,
    quero agradecer pelas postagens e comentários as poemas de Zé Augusto.
    Você demonstrou ter sensibilidade poética e isso é muito bom. Gostei muito do texto de H.Hesse.

    Abraços poéticos
    stela

    ResponderExcluir