Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Desafio - Colaboração Claudio José de Souza.

Nos últimos 50 anos, poucos acontecimentos comoveram e deixaram a população de Várzea-Alegre triste e abalada quanto o desmoronamento da torre da matriz de São Raimundo Nonato.
O Claudio Souza faz tres questionamentos em seu desafio:
01 - Você já era nascido nesse dia?
02 - Se sim, onde você estava nessa época?
03 - Como ou por quem ouviu falar e tomou conhecimento do fato?
Cláudio José de Sousa.

14 comentários:

  1. Prezado Claudio.

    Eu já residia em Crato. Tomei conhecimento do fato por meio de conterraneos. Acompanhei a luta incansavel do zeloso Padre Mota na recuperação de nossa matriz. Devemos reconhecer que o povo bom e caridoso de Varzea-Alegre se empenhou na ajuda ao padre para efetuar a recuperação do templo, hoje em dia, um dos mais belos e mais bem cuidado da região.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Amigo cláudio foi triste e penosa a cena eu creio...com certeza soube através de minha familia pois eu na época já fazia 3 anos que residia em Coxim-ms e na época tinha 11 anos de idade mas ouvia os comentários que minha familia de VA escrevia pra minha familia no MS pois ainda não existia cel. era apenas cartas e telegramas mas foi um fato surpreendente para os varzealegrenses...mas por fim tudo deu certo com muitas lutas e esforços dos cristão fiéis e hoje é uma linda Matriz de são Raimundo Nonato...Parabensss ao cristãos fiéis que lá frequentam e ao padre Motta...abraços

    ResponderExcluir
  3. Claudio

    A torre da Matriz de S. Raimundo caiu e só hoje é que fiquei sabendo. Isso me fez lembrar do cara que queria matar aqueles que crucificaram Jesus. E falaram para ele que isso havia acontecido a dois mil anos atrás. E ele:
    -É, mas agora que eu fiquei sabendo!

    ResponderExcluir
  4. Prezada Sabrina.

    Agradeço o seu acesso e sua visita. Do meu conhecimento é a primeira vez que voce visita e traz o seu valioso comentario ao Blog. Seja Bem vinda e continue visitando.
    Presenciei o que para muitos foi considerado um milagre: Ficou de pé apenas a parte da parede da frente da torre, exatamente onde estava a imagem de São Raimundo. O pessoal do Corpo de Bombeiros veio de Fortaleza e resgatou a imagem. Este foi sem duvida um fato que marcou a historia da religiosidade de nossa terra.
    Um bom dia

    ResponderExcluir
  5. Francisco.

    Entre as ideias que o Padre Mota teve para arrecadar fundos para a reconstrução da Igreja foi a doação de algoidão pelos produtores. O Padre cercou uma parte da frente da igreja e as pessoas traziam as doações: dois, treis, dez ou mais quilos. No final estava como diz o matuto : uma ruma de algodão chegando a 700 arrobas, uma coisa inimaginavel.
    Um bom final de semana para voce e sua familia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. EU LEMBRO MUITO DOS SACOS DE ALGODÃO, ERA MUITO BOM LEVAR E JOGAR O SACO DE ALGODÃO NO CERCADO DE FRENTE A IGREJA, EU TINHA 9 ANOS.

    MORAIS A SABRINA É MINHA AMIGA.

    MAGNOLIA

    ResponderExcluir
  7. Morais.

    Naquele tempo algodão era o chamado ouro branco, tinha a dar com pau! Criatividade rara essa do padre Mota. A igreja foi restaurada, quanto ao algodão... Não teve a mesma sorte, veio a praga do bicudo e acabou com nosso ouro branco. São Raimundo é varzealegrense gosta mesmo é de um bom prato de arroz branco com carne assada e um prato de baião de dois frio, com leite de vaca. Mas, não é verdade que padre Mota tenha feito campanha para que o algodão fosse descaroçado, a dedo, pelos fiéis.

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo Morais...boa tarde...venho através de minha amizade com sua prima Magnólia Fiúza agradecer-te por vc ter lido e gostado de meu comentário sobre a torre da igreja de são Raimundo Nonato, desde então vejo seu BLOG com frequência e achei muito importante suas postagens sobre nossa linda Várzea Alegre...abraços

    ResponderExcluir
  9. Prezados amigos e amigas.

    A postagem sugerida por Claudio Souza é muito importante, e, mais importante são os comentarios com as informações agregadas porque compoem um todo a respeito da historia da religiosidade de nosso povo.

    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  10. Eu já morava em Fortaleza, mas estava em V. Alegre na véspera
    Do deasabamento. Eu viajei seis
    hora antes do acontecimento.
    Depois eu fiz uma doação de cem flâmulas para serem vendidas em campanha. Na flâmula tinha a foto
    da igreja e a fraze:
    NA IGREJA DE SÃO RAIMUNDO
    COLOQUEI O MEU TIJOLO.

    ResponderExcluir
  11. não queria comentar mais ninguém disse nada de concreto até agora, quando a torre caiu eu já era nascido e soube pela minha avó essa torre caiu aos 15 minutos do dia 15 de abril de 1977 está fazendo 33 anos que esse fato ocorreu abraços'

    ResponderExcluir
  12. Israel
    Não foi dito nada de concreto devido a forma inédita com que foi recuperada a torre da igreja. Se o pagamento foi em algodão, por que por concreto na história!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  13. Eu digo o seguinte: pro mode falar algo, eu morava em São Bernardo nessa época, mas estava passeando com mamãe aqui, e lembro que deu um inverno daqueles, e Punduru meu tio deu a noticia da torre, e foi aquele alvorosso, inclusive adoeci, quease morri, mas graças a Deus escapou a torre, São Raimundo e eu. e tenho dito.

    ResponderExcluir