"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".
Dom Helder Câmara
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prezados amigos.
ResponderExcluirEu tenho na cachola uma ideia da localização desta rua. Posso e farei a relação de comerciantes estabelicidos nela, a epoca, e, posso acrescentar que este local está muito modificado. A foto é bastante antiga, provavelmente tirada num dia de São Raimund etc. O Wilton conhece maiores detalhes e nos informará.
Foto do centro de Várzea-Alegre nas proximidades da praça antiga, rua onde ficava o comércio de Raimundo Silvino, José Bilé, Inacinho, e outro que já se foram e deixaram muitas saudades. Primo Raimundo Wilton, você tem que no final de cada foto identificar os personagens para que tenhamos o seu devido conhecimento.
ResponderExcluirEssas fotos disponibilizados por Rdo Wilton foram resgatas após a morte de Tio Júlio, muitas das pessoas que aparecem nelas nós não sabemos quem são, a idéia é a de que outras pessoas vejam as fotos e reconheçam nelas parentes, amigos, falecidos, época, lugar, etc. Submetam elas aos familiares e conterrâneos mais velhos para que possamos resgatar essas memórias...
ResponderExcluirPrezado João Bitu.
ResponderExcluirÉ verdade. A rua está situada em frente a praça dos motoristas. Entre a antiga Major Joaquim Alves e a Jose Correia, começando pela antiga sapataria de Jose de Ana do Roçado dentro, hoje um mercantil dos seus netos, o Café de João de Adelia ou João Maduro, Sapataria de Zé do Norte, Loja de tecidos de Vicente Ferreira e de Inacinho Etc. Muito bem João. Solicitamos do Raimundo Wilton que acrescente toda e qualquer informação a mais que conste nesta e nas outras postagens de importantes fotos de nossa terra.
Abraços.
Prezado Robsom Bitu.
ResponderExcluirExatamente. Muito importante o seu depoimento. Esperamos que haja manifestação de pessoas da epoca e que conheçam as pessoas. As dificuldades adveem do fato de muita gente deixar que a historia e a memoria se perca na vala do esquecimento. Agradeço a sua visita e contribuição. Receba um abraço fraterno.
A. Morais
Como falei, centro de Várzea-Alegre, na foto tem como identificar um canto da praça com um pé de benjamim. Nesta rua ficava o comercio de Inacinho, o café de João de Adélia, a loja de seu José de Ana e permanece hoje a padaria de Chico padeiro, sapataria de José do Norte, loja de Nenen de José Vito, etc.
ResponderExcluirNotem que essa foto foi tirada em frente a antiga delegacia.
ResponderExcluirCaros amigos,
ResponderExcluirEu tenho a impressão que, nessa foto, ainda não estava aberta a rua José Correia Sobrinho (ao lado da sapataria de Zé de Ana).
Um abraço.