Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

492 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antonio Morais

Na década de 1980 do século passado, adquiri a Fazenda Cacimbinha no município do Assaré. Depois de montar uma boa estrutura descobrir que não existiam na localidade alguns animais silvestres. Preá, por exemplo, nem se falava. Então chegando a Várzea-Alegre prometi pagar por alguns preás para iniciar um criadouro na fazenda.

O que foi de menino partiu para os baixios do Machado a armar fojos e prender os bichinhos. Oito dias depois, quando cheguei no local separei 195 fêmeas e 5 reprodutores. Depois surgiu o grande problema: como leva-los até a fazenda.

Em caixotes trancafiados não seria aconselhado porque podiam morrer afadigados. Então o meu amigo Claudio Jose de Sousa me vendo com aquele baita problema sugeriu contratar um vaqueiro da cidade, conhecido por Raimundo Vaca Velha, filho de um outro vaqueiro mais famoso ainda chamado Vicente de Freitas para levar os animais tangendo.

Não deu outra. Dez dias depois a preazada havia percorrido os 80 km entre Várzea-Alegre e Assaré e, o que mais admirou é que depois de contados e recontados não faltou nenhum.

O meu primo Luiz Lisboa sabe que esta historia é "divera", acontecida e verdadeira e, que eu  não contei  há mais tempo com receio que alguém duvidasse de sua veracidade.

14 comentários:

  1. Se preoculpes não Claudio. O crime ambiental já está prescristo. Esta foi uma forma que encontrei para prestar minha homenagem aos vaqueiros do nordeste, aqueles que ainda não desistiram como Zuca Cunha da Fazenda Pitombeira, que com 90 anos ainda monta o cavalo e vai a luta. Tambem em memoria de Vicente de Freitas vaqueiro da Rajalegre que melhor do que ninguem desempenhou o oficio.

    ResponderExcluir
  2. Do blog do sanharol
    De tudo um pouco há
    Tem um pouco de política
    Das daqui e das de lá
    Mais essa daí foi nova
    Coisa que agente não aprova
    Vaqueiro para preá

    Nesse ano dessa compra
    Eu era um meninote
    Nunca peguei um preá
    Nunca matei um caçote
    Como vou testemunhar
    Assunto que nem vi falar
    Nem vI em cima do sote

    Morais essa sua historia
    Estou achando mal contada
    Não venha me envolver
    E nem o meu camarada
    Mas pra ativar a memória
    Cuidado com a palmatória
    Na sua mente guardada

    ResponderExcluir
  3. Caro primo Morais já faz parte da minha história.
    Este versinho é para você.
    Quando pinto no pedaço.
    Logo bato no balcão.
    Sei resouver no facão.
    Comigonão tem fracasso.
    Pra niguen tiro chapel.
    transforno sal em mel.
    Mas não sou de judiar.
    fazer isto com preá.
    O cabra tem que ser cruel.

    ResponderExcluir
  4. É...

    Já ouvi tanta mentira
    De contador de história
    Se não me falha a memória
    Vôte, vai-te, sai pra lá
    Pois tangedor de préa
    Essa é a primeira vez
    Mas digo aqui pra vocês
    O Morais é verdadeiro
    E a mão DELE no fogareiro
    Boto sem pestanejar.

    Tá certo, o Cláudio não confirmou
    Luiz Lisboa estranhou
    Por certo ele não gostou
    De tanta judiação
    De Varzea Alegre ao sertão
    Conduzindo uma manada
    E ainda diz que a preazada
    Chegou contente ao destino
    Isso é invenção de menino
    Êita mentira danada.

    No início acreditei
    Em sua história ladina
    Esqueci que sua sina
    É divertir em bem sei
    E antes que eu me cale
    Vou chamar Mundim do Vale
    Se confirma ou desconfirma
    Se afirma ou não afirma
    Antes que o povo se abale.

    ++++++++++++++++++++++++++++++
    Foi muito criativa viu Morais!

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  5. Oxe, e apois num é que eu tava até acreditando. Vôte!
    kkkkkkk - mas essa é uma invencionice das boas mesmo!
    Parabéns, Morais, grande contador de histórias.

    ResponderExcluir
  6. E o pior tudo: em todas as casas que Vaca Velha passava tinha que pedir uma coisa. Dos que eu conheci até o hoje em Várzea-Alegre foi sem sobra de dúvidas o cidadão mais pidão de toda história. Mas não se preocupe com o episódio, Morais ainda é parente muito perto de Frazo do Garrote.

    ResponderExcluir
  7. Até tu tá duvidando João. Homi de Deus, não é possivel. A hora mais dificil foi quando os preás passavam a altura da casa de Raimundo Bitu e Jacaré de Luiza Feliz correu atras e espalhou tudim. Tiveram que juntar preá na Boagua, no Picoroto, no Ronca, no Garrote, no Chico etc. hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Morais,

    É aquela velha história: Se eu acreditei que uma vaca veio voando da Praça do Ferreira, em Fortaleza, até a estátua de meu Padim Pade Ciço no Juazeiro, porque eu haveria de não acreditar na história do Tanjedor de Preás.

    Todavia, voltando para a primeira parte da sua história, eu gostaria que você publicasse um poema meu abordando a temática de Ecologia e Arte, já que na segunda parte você executou muito bem a sua função de artista.

    Enviarei o poema por E-mail.

    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Na história dos preás, o primo Morais omitiu um pequeno detalhe.
    Um casal deles ficou escondido no sítio Iputí e Raimundo Vaca Velha
    sem saber conduziu o resto. O casal
    pegou uma carona até a lardânia e
    lá chegando fgiseram um show, de
    dança de tango.
    O casal hoje é proprietário da academia:
    Terapia del cuerpo.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Morais, se eu não acreditar nessa história, tu bota um agoro "neu"??? kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. É...

    Que bom, Morais.

    Tinha gente escondido e agora reaparece para confirmar sua história: É Magnólia, é Dr. Sávio, é Klébia, é Stela.

    Êita bando de puxa saco. Como é gostoso ver a alegria retornando ao Blog. Sejam todos Bem Vindos.

    Há quanto tempo vocês não davam o ar de sua graça hein?

    Recebam o meu abraço

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  12. Morais,

    Listinha, o baixinho invocado, motorista do PSF de Caipu, pergunta:

    - Que hora preá caminha?

    ResponderExcluir
  13. Amigo A.Morais pois não é que até acreditei na estória do amigo. Só após a leitura dos comentários é que cai na real. Mas acho que foi a maneira que você contou o "causo". O amigo foi perfeito.

    Respondendo ao SÁVIO PINHEIRO: preá caminha na mesma hora que o tatu caminha. Não é lógico.

    Abraços do amigo de sempre,

    Raimundo Nonato Rodrigues, o paraibano.

    ResponderExcluir