Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 11 de novembro de 2012

APOIS VÁ DIZER O PADE, VÁ!

A história do Dr. Flávio, sobre a rádio de Matorzinho, me fez lembrar de um causo verídico de V. Alegre, só que lá ainda não tinha emissora de rádio e o ditado foi diferente.
Amélia Danga lavava e passava as roupas do hotel de Emília e de Etevaldo, um moço que quando esteve em V. Alegre, elevou de forma significante o nosso futebol. Uma vez Etevaldo marcou com Amélia um encontro amoroso, no Beco de Gobira, que fica de lado do hotel.

Era meia noite e os dois estavam agarrados no bem bom, quando de repente Emília abriu uma janela. Os dois ficaram assustados e Emília encabulada fechou a janela e foi dormir.
No dia seguinte Amélia chegou no hotel para pegar a roupa e Emília perguntou:
Amélia que arrumação medonha era aquela dessa noite?
E tu tava ispiando muié?
Não eu vi sem querer. Mas tu tava com o vestido na cabeça e Etevaldo com as calças no joelho.
E o que qui tem? O obijeto é meu e eu dou a quem eu quiser.
Mas negrinha, desse jeito tu vai ficar falada na rua.
Apois muié. Vá dizer o pade Otavo. Vá!

Mundim do Vale

8 comentários:

  1. A Amelia Danga tinha fama... De lavar e passar roupa bem.

    Já o Etevaldo foi o pior goleiro que conheci. Jogava pelo Azul e um dia levou 08 gols de Nenen de canuta, Raimundo de Bié e seu Tonho de Cota que jogavam pelo Couro..

    ResponderExcluir
  2. O BECO DE GOBIRA era famoso! Sabia que vc tinha algo a contar de lá. Ah, como me orgulho de meu conterrâneo poeta.

    ResponderExcluir
  3. O beco da Gobira é tão famoso que recebeu o nome de um dos mais ilutres filhos de nossa Várzea Alegre, o compositor do nosso hino oficial.

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi um beco com tantas e tão boas histórias. Nem no Beco da liberdade(Rua São Raimundo) onde nasci e cresci(pouco) há tantas histórias asssim...
    Grande abraço Mundim e Morais...
    Ótimo domingo a todos...

    ResponderExcluir
  5. Mundim,

    O "Beco de Gobira", o "Atrás da Usina" e a "Calçada da Igreja" compooem o imaginário popular de grande parte da nossa população. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  6. Se o Beco de Gobira falasse !!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Antonio, sou da família Gibão, tenho umas fotos que talvez você queira postar em seu blog, posso manda-las para seu e-mail, teria como posta-lo aqui?
    Obrigado, Francisco.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Francisco

    Envia para o email ( moraisenair@hotmail.com ) que farei a postagem. Não há como postar direto no Blog. É necessario uma senha e um cadastro. O Blog aceita apenas os comentarios. Envia identificando as pessoas.

    Obrigado.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir