Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CURIOSIDADE - Por Mundim do Vale

Porque Mundim do Vale?

Meu nome de registro é: Raimundo Nonato Bezerra de Morais.
Em Várzea Alegre eu ganhei o apelido de Raimundim, por conta da minha pequena estatura. Em Fortaleza, Tadeu de Zé Tavares diminuiu para Mundim.
Certo dia nós estávamos no Pecém quando chegou Mundim de Chico Luís. Tadeu para não misturar os Mundins, passou a me chamar de Mundinzim. Caracterizando mais um contraste de V. Alegre. Eu fiquei diminutivo no apelido e aumentativo no extenso.
Nesse período eu assinava os trabalhos com o nome de Raimundo Morais.
Numa ocasião eu estava no aniversário do segundo ano do programa Ceará Caboclo e comigo estavam o poeta e comunicador Dílson Pinheiro e a comunicadora e contadora de causos, Lourdes Amorim ( Mana Véia )
No meio das comemorações a Mana Veia disse:
Morais. Vamos criar um nome artístico para você. Já lhe chamam Raimundim, nós vamos reduzir para Mundim.
Um amigo do Cedro que estava presente lembrou:
- E ele é lá do Vale do Machado.
Lourdinha completou:
- Pronto. MUNDIM DO VALE.

Mas o desafio é... Qual o segundo e mais importante motivo, que fez com que eu adotasse o nome artístico.

O primo Morais pode participar apenas apontando o vencedor, ou para responder se não houver vencedor.

5 comentários:

  1. Mundim, você esqueceu o apelido de NANUM.Tô errado?

    ResponderExcluir
  2. Não esquecí Rolim.
    É porque nesse conto não coube o nanum.

    ResponderExcluir
  3. Nanum é para os íntimos: irmãos, amigos de infãncia, Rolim, hoje ele fez quase a sua biogradia.Acredito que VALE vem também de sobrenome: LEONARDA BEZERRA DO VALE tem tudo a ver com mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  4. Fafá Bitu tá esquentando. Eu posso
    dizer que ela vai no caminho, mas ainda não é cem por cento, falta
    ainda alguma coisa.

    ResponderExcluir
  5. Flor do Chico.
    Aquele " quase du Chico " É outra história, mas é uma história que deixou saudades.

    ResponderExcluir