Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Para o padrasto do Joãozinho - Por Mundim do Vale

QUEM NASCEU PRA SER MINHOCA
NUNCA CHEGA A CASCAVEL.

Um amigo meu herdou
Gado, fazenda e dinheiro,
Mas por ser aventureiro
Nada daquilo ficou.
Da herança o que sobrou
Foi mel transformado em fel.
E pra ficar mais cruel
Teve que escutar fofoca.
QUEM NASCEU PRA SER MINHOCA
NUNCA CHEGA A CASCAVEL.

Zé Chicô foi candidato
Com apoio do P.Q.P.
Eu só não sei, é porque
Teve tanto do aparato.
Em cada poste um retrato,
Em cada esquina um painel,
Mas ele foi infiel
Virou feito tapioca.
QUEM NASCEU PRA SER MINHOCA
NUNCA CHEGA A CASCAVEL.

O Coronel Zé Andrade
Pôs seu filho em Juazeiro,
Gastando muito dinheiro
Estudando pra ser padre.
Mas chegou lá um compadre
levou ele num bordel,
Lá fizeram um aranzel
Naquela casa de Noca.
QUEM NASCEU PRA SER MINHOCA
NUNCA CHEGA A CASCAVEL.

Eu tinha um jegue baixeiro
Troquei por uma brasília,
Pra passear com a família
De Crato pra Juazeiro.
Quando cheguei no Granjeiro
Fui parar lá num hotel,
Colidi com um corcel
Que pertencia a Mundoca.
QUEM NASCEU PARA MINHOCA
NUNCA CHEGA A CASCAVEL.

Nas festas eu ficava só
Como quem tinha inimigo,
Ninguém dançava comigo
E nem queria xodó.
Eu via lá no forró
Marta com Natanael,
Chico Brito com Raquel
E eu comendo pipoca.
QUEM NASCEU PRA SER MINHOCA
NUNCA CHEGA A CASCAVEL.

Pedro Souza tinha trato
Em tudo quanto fazia,
Em caçada, pescaria
E pra tirar mel do mato.
Já o seu filho Nonato
É pescador de miguel,
Foi pescar com Otoniel
Só pegou corró na loca.
QUEM NASCEU PRA SER MINHOCA
NUNCA CHEGA A CASCAVEL.

Mundim do Vale.

3 comentários:

  1. Eita Mundim. Voce arrazando sempre. Não se tem o que falar depois de um poema desses.

    ResponderExcluir
  2. Esse, eu mando para a Flor do Chico e o padrasto do boneco
    Joãozinho.

    ResponderExcluir
  3. Mais quem nasceu pra ser mundim
    Já chegou a ser mundão
    Mundão não na estatura
    Mas mundão no coração
    Mundão na sabedoria
    Um mundão na poesia
    E também na animação
    É mundão na amizade
    Por isso eu falo a verdade
    Se acaba não Mundão

    ResponderExcluir