Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

MINHA VIDA NO SERTÃO - Por Mundim do Vale

Eu moro aqui no sertão
Onde tudo é natural,
Vivo com satisfação
Nesse meu torrão natal.
Acordo de madrugada,
Com o canto da passarada
Num musical de acolhida.
Faço meu sinal da cruz,
Agradecendo a Jesus
Por mais um dia de vida.

Depois do pelo sinal
Levanto-me sem enfado,
Dou um pulo no curral
Pra tirar leite o gado.
Quando chego no terreiro,
Já sinto o gostoso cheiro
Do café no coador.
Tomo o café na palhoça,
Depois vou pra minha roça
Na serra do Mirador.

A mulher sem alvoroço
Vai temperando a panela,
Quando termina o almoço
Bota um pano na janela.
É o aviso mais perfeito,
Que o almoço já tá feito
Chamando-me sem demoras.
Pois é assim, meu patrão,
Os almoços do sertão
Não passam das nove horas.

Depois eu tiro um cochilo
Na minha velha tipóia,
O meu lugar mais tranqüilo
Depois que eu pego a bóia.
Chega a hora do jantar,
A mulher vem me chamar
E eu acordo sem alarde.
Da rede o prato eu já vejo,
Pois jantar de sertanejo
Não passa das três da tarde.

De noite eu junto a moçada
Num banco de aroeira,
A mulher serve coalhada
Rapadura e macaxeira.
Depois eu pego um rosário,
No quarto do santuário
E peço a virgem Maria
Que abençoe o meu lar,
Na hora de acordar
Pra enfrentar outro dia.

Eu passo a semana inteira
Sem conhecer a preguiça,
No sábado eu vou pra feira
No domingo eu vou pra missa.
Feriados vou caçar,
Tirar inchu ou pescar
E esgotar cacimbão.
Mas se alguém duvidar,
Pode vir pra confirmar
MINHA VIDA NO SERTÃO.


Dedicado aos Primos João e Renato Bitu. Homens do sertão.

Mundim do Vale

4 comentários:

  1. Mumdim.

    Um cabra com uma vida destas deve rezar muito para Deus conserva-la assim. Benza te Deus.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda. Entrei em seu blogue e não consegui sair.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sambahia

    Obrigado pela visita e pelo incentivo. Agradecemos e convidamos a continuar nos dando o prazer da visita.

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. MAIS UMA EXCELENCIA DO NOSSO POETA VALEU MUNDÃO PEQUENO

    ResponderExcluir