Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O NASCIMENTO DE JESUS - Por Vicente Almeida

Bem deferente essa istóra,
Desse minino Jesus,
Seu nascimento e sua gulóra,
Num cordel ele reduz;

O autor da prezepada,
Eu num conheço inhor não,
Mas passo pra rapaziada,
Ouvir prestando atenção;

Vem lá dos tempo de herode,
Aquele rei carnicêro,
Queria matar Jesus prumode,
Ser o único rei verdadêro;

Mais ele entrô puro cano,
Com sua misquinha intenção,
Pois o anjo suberano,
Num era de brinquedo não;

Os mago num atendêro
Vortá no mermo caminho
Pois num eram badernêro
E protegêro o minininho;

Vamo vortá pro começo,
Assista o vídeo premêro,
Se um comentáro mereço,
Mande brasa companhêro.


Créditos:Texto, Locução e Edição do vídeo: Euriano Sales. Ilustrações: Meg Banhos.

Versos externos, escritos por Vicente Almeida

9 comentários:

  1. Vortei derna começo,
    Assisti o vídeo premêro,
    Gostei por demais, apóis num é que o companhêro Vicente escreve bem tb em velso? Esse blog é uma caixinha de surpresa.
    Parabéns, amigo Vicente.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Vicente.

    Que postagem boa. Gostei do video e da locação. Gostei tambem da sua apresentação. É isto mesmo. Um feliz Natal para voce e todos os seus.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. o que você amigo Vicente não sabe descrever? É porque tudo que se propõe sai perfeito.
    Olhe adoro cordel, quando era menina eu lia bastante, mas meu irmão metido a meu professor dizia sempre assim: Leia, mas não absorve o modo de escrever deles. Acabei por ficar sem nenhum modo...
    Boas festa amigo
    Íris Pereira

    ResponderExcluir
  4. Vicente,

    Essa sua "istóra deferente" me trouxe uma nova dimensão do Natal. A dimensão da alegria.

    Parabéns, gostei demais!

    Abraço natalino

    Claude

    ResponderExcluir
  5. Esse autor é o meu minino!!!!!! =DDDDDDDD
    beijo, Pai, te amo!

    ResponderExcluir
  6. É...

    Fafá:
    você continua sendo um amor e o seu estímulo é valioso. E o Blog é reaalmente uma caixinha de surpresa. Aqui tudo podemos, Acho.

    Morais:
    Esta pérola matutistica sobre Jesus, em cordel é surpreendente mesmo. A minha apresentação foi só um arranjo para estimular ao leitor abrir o vídeo.

    Arcoiris:
    Você é uma grande incentivadora, e o que é melhor: É do Crato. Brigadão!

    Para seu conhecimento, cheguei a ler e estocar 240 cordeis e até decorava os mais curtos.

    Veja só umas quadras da "Chegada de Lampião no Inferno":

    Um cabra de Lampião;
    Por nome Pilão deitado;
    Que morreu numa trincheira;
    Um certo tempo passado;
    Hoje pelo sertão;
    Anda correndo visão;
    Fazendo mal assombrado.

    E foi quem trouxe a notícia;
    Que viu Lampião chegar;
    O inferno nesse dia;
    Faltou pouco pra virar;
    Incendiou-se o mercado;
    Morreu tanto cão queimado;
    Que faz pena até contar.

    E ai ele descreve tudo que segundo sem entendimento, aconteceu. 53 anos depois, ainda tennho esse verso.

    Para você escrever em matutês, basta observar a linguagam das pessoas simples habitantes da zona inter urbana. É gostoso num dia de feira, ouvir seus parangolados.

    Claude:
    Sua presença e comentário só enriquecem a postagem.

    G. Lima:
    Traduzindo - Germana Lima de Almeida, e é minha filha caçula, residente em Fortaleza,. ela sempre me trata de "Meu minino"

    Oi filha, esta é a primeira vez que vejo sua participação no Blog.
    Seja muito B E M V I N D A.
    Papai Vicente.

    Quero dizer aos companheiros, que um comentário a uma postágem, só estimula o autor. É um grande alimento para sua criatividade.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  7. Feliz Natal Germana. Um ano novo bem bom. Quanto tempo, quanta saudade, e, voce ainda aparece caladinha. Obrigado pela visita ao nosso Blog do Sanharol.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  8. Eita Vicente essa da chegado do lampião no inferno deve ter sido uma das mais lidas pois até eu lembro de ter lido, ora!
    Um abraço meu querido para você e toda sua linda família.
    Que Deus os cubra com muitas bençãos.
    Íris Pereira

    ResponderExcluir
  9. Oi, Germana, seu comentário me fez lembrar meu relacionamento com meu pai, era mais ou menos assim. Cuida bem do seu menino, (meu bom amigo Vicente Almeida)pensa num pai dedicado á família! Coisa rara hoje em dia. Abraço natalino,
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir