Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Bispo cearense recusa homenagem do Senado em protesto contra aumento dos deputados e senadores




Dom Manuel Edmilson da Cruz receberia comenda de Direitos Humanos.
Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília
Dom Manuel da Cruz (foto ao lado) durante sessão especial no Senado Federal nesta terça-feira (21) -- (Foto: J. Freitas / Agência Senado)
O bispo-emérito de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz, recusou nesta terça-feira (21) receber uma comenda do Senado Federal. Ele afirmou que sua atitude era para protestar contra o aumento salarial de 61,8% aprovado pelos parlamentares em causa própria. A homenagem recusada por ele é a Comenda dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara. A recusa do bispo foi feita em um discurso no plenário do próprio Senado. Ele criticou os parlamentares por aprovar o aumento deste montante para o próprio salário. “Quem assim procedeu não é parlamentar, é para lamentar”, disse.

O religioso afirmou que a comenda que lhe foi oferecida não honra a história de Dom Helder Câmara, que teve atuação destacada na luta pelos direitos humanos durante o regime militar.

“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Não representa. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuinte para o bem de todos, com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”, afirmou o bispo.
Ele destacou que o aumento dado aos parlamentares deveria ter como base o reajuste que será concedido ao salário mínimo, de cerca de 6%. “O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria. Isso não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os direitos humanos do nosso povo”.

O senador José Nery (PSOL-PA) disse compreender a atitude do bispo. “Entendemos o gesto, o grito, a exigência de Dom Edmilson da Cruz”. Nery, que foi um dos três senadores a se manifestar na votação de forma contrária ao aumento, deu prosseguimento a sessão após a atitude do religioso.

Dom Manuel Edmilson da Cruz foi indicado para receber a comenda pelo senador Inácio Arruda (PC do B-CE). Além dele, foram indicados para a homenagem Dom Pedro Casaldáliga, Marcelo Freixo, Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso. Apenas este último também estava presente e discursou.

5 comentários:

  1. Prezado amigo Armando.

    Voce estava meio sumido, mas chegou com uma boa postagem. Se o Senado tivesse sentimento certamente estaria cabisbaixo. Com vergonha do nobre gesto do ilustre Bispo. Esses parlamentares que estão arrotando discursos contra o aumento são uns hipocritas. Sempre agem assim. Pergunte se algum já devolveu o aumento recebido? Se duou para uma instituição de caridade ou coisa que o valha. Fez o discurso bonito e embolsou a mufufa.

    Um grande abraço. Um feliz Natal e um ano novo cheio de paz, saude e felicidade para o amigo e sua familia.

    A. Morais.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Morais!
    Ainda existem brasileiros dignos e que não compactuam com a insanidade da classe política tupiniquim.
    Dom Edmilson Cruz é um desses brasileiros incorruptíveis...

    ResponderExcluir
  3. A nossa índole é de fazer dó.O que esperar desse povo que está em Brasilia.Nós votamos neles.Que vergonha, pra nós, porque eles não a tem.

    ResponderExcluir
  4. E o bom do Bispo não é que ele se recusou a ir na cerimônia, ele foi e sem ninguem saber se recusou a receber a comenda na presença de todos dando suas justificativas em grande discurso.
    Com certeza Dom Helder Camara, que dá nome a comenda, está muito orgulhoso da atitude do Bispo de Limoeiro do Norte.

    ResponderExcluir