Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

SEXTA DE TEXTOS – Sávio Pinheiro

SONETO, PROSA E CORDEL

O soneto dita a norma
De mostrar uma emoção
Trazida do coração,
Que precisa de reforma.
Os quartetos dão a forma
Dos tercetos no papel.
Na tela, uso o pincel,
Quando não ouso escrever,
Mas, no ano novo, eu vou ler
Soneto, prosa e cordel.

A expressão “A Emenda saiu pior que o Soneto” surgiu há mais de cem anos quando o poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage foi procurado por um admirador seu para uma missão literária. Pediu que lhe corrigisse um soneto, que o havia escrito, marcando possíveis erros existentes. Bocage concordou. Porém, no dia seguinte, ao conversarem, veio a grande surpresa do poeta aprendiz. O seu texto era tão ruim que não valia a pena ser consertado. O experiente poeta disse-lhe que se fosse emendar aquele texto o produto final sairia pior que o original. Daí, a tão famosa expressão.

No Blog do Sanharol aconteceu algo semelhante, porém com sentido bastante contrário ao episódio citado, que eu gostaria de mostrar para vocês neste final de ano. E como o ano ainda não é novo, resta-me o direito de mostrar um fato mais antigo. Escrevi, certa vez, um soneto dedicado ao genial escritor Varzealegrense Paulo Viana e, este, inteligentemente, fez um comentário, em prosa, tão interessante, que saiu bem melhor que o meu poema. Portanto, apresentarei esta pequena peça com direito a réplica e tréplica.


DISFARÇATEZ

Querendo antever que sou sindrômico
No meu entardecer hipercinético
Eu busco encontrar no clã genético
Um modo de acalmar meu jeito atômico.

Tentando disfarçar que sou um cômico,
Palhaço de humor jamais patético,
Encontro um patamar, nada poético,
Compondo o meu biótipo anatômico.

Mostrando o meu querer no estilo cênico
E expondo o meu caráter androgênico
Eu lanço um superego muito enfático.

Daí, sem me mostrar oligofrênico
E sem transparecer esquizofrênico
Eu passo a ser feliz, sem ser lunático!



COMENTÁRIO EM PROSA (A RÉPLICA)
Autor: Paulo Viana

Caro amigo Sávio Pinheiro,

Lendo teus versos de estética augustiniana, onde dizes, em soneto acrobático, que não és excêntrico, fico estático, como um cético, pois, apesar de construído com termos técnicos, psiquiátricos, conseguiste produzir um poema artístico, uma obra de arte pictórica, com palavras em movimentos lógicos, em frases rítmicas, em música lúdica, mostrando como és artífice das letras, típico poeta clássico, portanto é lícito pensar que inspira-se no místico, que passeias no onírico, que viajas nos símbolos, feito um cronista cênico. Deixo aqui meu agradecimento explícito, por ter-me dedicado o fruto do teu mérito.


RESPOSTA DO COMENTÁRIO EM CORDEL (A TRÉPLICA)

Amigo Paulo Viana
Quero, aqui, agradecer
E também enaltecer
O que de você emana.
Com verve tão soberana
Uma gafe, eu não cometo.
No teu pensar não me meto
Nem no teu imaginário,
Porém o teu comentário
Foi melhor que o meu soneto.


Aos leitores, escritores, colaboradores e amigos, um 2011 recheado de coisas novas, diferentemente dessa reprise de ano velho. Paz, amor, alegria e compreensão a todos no protótipo do desenho do novo ano.

15 comentários:

  1. Parabens Dr.Savio. Que Deus proteja e conserve estes poetas e escritores para que possamos tê-los sempre a admirar os seus escritos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. é como sempre eu bato na mesma tecla, várzea alegre não conhece o gênio que é paulinho um feliz ano novo pra todos os blogueiros dessa linda blogosfera

    ResponderExcluir
  3. Sávio, não querendo ser repetitiva mas já sendo: espero ansiosa a sexta-feira para ler suas postagens. Feliz Ano Novo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Israel, Várzea Alegre pode não conhecer o gênio PAULO VIANA mas eu conheço e muito bem, fomos vizinhos na Major Joaquim Alves e colegas de cursinho.Feliz Ano Novo para você e um grande abraço na sua mãe.
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir
  5. Longe de ser gênio mas perto de ser aprendiz, quero agradecer ao Antônio Morais, à gentileza do extraordinário poeta, este sim genial, Zé Sávio, ao primo Israel por ser exagerado ao meu favor e à Fafá, por quem nutro um grande carinho e que me fez uma emocionante surpresa ao estar presente, com Zezê, no lançamento do meu livro. Foi um dos melhores momentos daquele dia.
    Um abraço a todos, acompanhado dos meus melhores desejos para 2011, com Saúde, Paz, Alegria e realizações.

    ResponderExcluir
  6. Paulo, você não pode imaginar nossa emoção no lançamento do seu livro. Deixa de ser modesto, poeta, você é muito admirado aqui no blog. Apareça mais vezes. Abraço de Fafá e Zezê.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Sávio:sabendo que o nosso
    cordel com rimas e palavras mais faceis é bem mais comentado mas pela beleza e novidade de seus versos.Sente-se neles a força de uma alma que tem da vida uma filosofia bem marcada.Vou mostra este soneto
    de luiz lisboa,que não eu.

    Tu és o quelso do pental ganírio,
    Saltando as rimpas do fermim calério
    Carpindo as taipas do furor salírio
    Nos rúbios calos do pijón sindério
    .
    Ès o bartólio do bocal empírio,
    Que ruge e passa no festão sintério,
    Em ticoteio de partano etério,
    Rompendo as gambas do hotomagenério

    Teu lindos olhos,que têm barlacartes,
    São carmensúrias que carquejam lantes
    Nas duras péleas do pegal balônio

    São carmentórios de um carcê metálico
    De lúrias peles, em que buza o cálico
    Em vertimbáceas do cental perômio.

    Eu sou o Luiz Lisboa do sanharol...

    ResponderExcluir
  8. Sávio,

    Me coloco aqui como aprendiz, absorvendo seus quinhões de conhecimento e sua maneira distinta de abordar todos os temas.

    Eu, como Fafá, fico aguardando as novidades da sexta-feira. E o melhor é que a espera não fica sem uma boa surpresa de cada vez.

    Tenho que agradecer também a oportunidade de conhecer um pouco mais de Paulo Viana que encanta a gente pela palavra. O Sanharol tem me ofertado muita coisa boa de que hoje não abro mão.

    Abraço a você Sávio, a Paulo Viana e a todos que fazem o SANHAROL.

    Claude

    ResponderExcluir
  9. Várzea Alegre tem uma PRATA de casa que vale OURO !!!
    Brigada a esses talentosos escritores que me proporcionam uma boa leitura acompanhada de boas gargalhadas e muita emoção.
    Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  10. Klébia que o diga! Temos muito orgulho de nossos poetas.

    ResponderExcluir
  11. Claude, reprisei o lançamento do livro de Paulo Viana para divulgar mais um de meus ídolos em Várzea Alegre. Pensa num poeta!!!!
    Fafá

    ResponderExcluir
  12. Quero dizer que lí o texto do Sávio com o comentário do Paulo Viana, amigo virtual, mas mais que real. pois tivemos a oportunidade de conhecer esse lado do virtual e do real no último encontro que tivemos. Conversávamos amigavelmente com se já nos conhecíamos a muito tempo.
    Quero dizer também que estou feliz com a volta do Paulo Viana ao Blog do Sanharol. Ganha o blog e nós também.
    Agora estou em Icó dia 02 retornarei à nossa querida Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  13. É...

    Meu caro Dr. Sávio:

    Tudo que você escreve, dignifica o blog e enriquece os leitores.

    A medida que o tempo passa, vamos conhecendo as pessoas, pelo seu trabalho, pelas suas palavras e sobretudo pelo que escreve.

    É muito curioso este mundo virtual, onde longe é um lugar que não existe. Fazemos amigos sem conhecê-los e nos realizamos apenas pelos seus pronunciamentos escritos.

    Mais curioso ainda, é qualquer dia desses passar por você nas ruas do Crato, olhar pra você e ver apenas um estranho.

    Tudo isto porque nossa conversa se realiza sempre em um ambiente escuro, onde apenas os bits e bytes se comunicam em nosso lugar.

    Para muitos, você é um ser definido. Para minha retina, seu perfil ainda não existe, a minha memória ainda não gravou seus traços fisionômicos, nem sua voz.

    Estranho NE!? trinta anos atras, a gente gostava das pessoas depois de encontros e longas conversas – Efeito visual. Hoje, apenas lendo o que escrevem passamos a gostar – Efeito Virtual.

    Um Grande abraço de Ano Novo

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  14. Vicente Almeida.

    Desviando do tema, "Sexta de Textos" do Sávio Pinheiro, que é um escritor completo, lí rapidamente em outra postagem onde você me pergunta se sou de Várzea Alegre. Sim sou dessa linda cidade do Vale do machado. Gosto daqui porque tenho nome e origem. Já em Icó
    Andando pelas ruas, como se fosse um estranho, sou provocado, perguntam-me de que família eu sou, o que para mim foi difícil responder,pois poucos são os parentes que ainda tenho por lá. Depois de contar a história do Icó do meu tempo de criança disse-lhe: -Na verdade eu não sou do Icó, mas Icó é Meu. Passei no teste? De pronto ele respondeu: Com Louvor!

    ResponderExcluir