Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Varzea-Alegre, curiosidades historicas - Por Antonio Morais


Dr. Leandro Correia Lima foi o primeiro filho de Várzea-Alegre a se formar em medicina. Formado na Bahia, turma de 1915, exerceu a clinica, em varias cidades por onde passou, com dignidade e dedicação estremadas. Bom clínico geral e ótimo obstetra, foi um dos mais ilustres filhos de nossa terra, pela vasta cultura e grandeza d’alma. A tudo isto aliava um pendor notável para a pintura, sendo capaz de desenhar, com um simples lápis e um pedaço de papel vulgar, retratos perfeitos, no que era sua especialidade.

O segundo filho de Várzea-Alegre a receber titulo igual foi o Dr. Jose Ferreira, 21 anos depois. Dr. Jose Ferreira colou grau e recebeu o seu diploma de Doutor em Medicina, na tarde de uma terça-feira, dia 08 de Dezembro de 1936. Portanto, o primeiro médico era tio do segundo. Resgate de curiosidades importantes.

2 comentários:

  1. Prezados amigos de Várzea-Alegre.

    Nossa terra é prodigiosa e iluminada. Vejam, já em 1925 Dr. Leandro Correia Lima recebia o seu canudo de medicina na faculdade da Bahia o primeiro a se formar. Em 1936, Dr. Jose Ferreira repetia e façanha. De 1950 em diante cresceram os diplomados e depois de 1980 chegamos ao ápice do sucesso. Infelizmente as autoridades políticas das duas ultimas décadas não tem levado a serio a saúde local. A gestão anterior buscou profissionais noutras cidades enquanto filhos da terra tiveram que exercer sua profissão em outras cidades da região em detrimento da nossa gente. A administração atual utiliza os mesmos métodos, trás profissionais de outras localidades e despreza, da mesma maneira, os que aqui residem e que daqui são. Até quando a mesquinhez política vai perdurar? Talvez até quando o povo colocar na patena da biografia dos políticos este modelo ransoso, egoísta, mesquinho e desumano. Afinal responsabilidade é do povo.

    ResponderExcluir
  2. PARABENS MORAIS POR MAIS ESSA AULA DA HISTÓRIA DO NOSSO POVO QUE PRECISA SER RESGATADA PRESERVADA E DIVULGADA.

    ResponderExcluir