Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 12 de fevereiro de 2011

DE SORONGO E CHINELO CARIRI - Por Mundim do Vale

Reprisado para Paulinho Viana e Fafá Bitu

Terça feira dia primeiro de setembro de 2.009, eu fui a posse da conterrânea e parente Linda Bitu Lemos na ALMECE – Academia de letras dos municípios do estado do Ceará. Eu usava calça, camisa e sapato social, fiquei no auditório
assistindo o cerimonial, quando a acadêmica chegou e disse:
- Raimundinho vá arranjar um palito que você vai para a mesa representar seu pai Pedro Piau!
- Arranjar um palitó com quem?
– Com qualquer pessoa, mas você tem que ir.
- Mas Linda não tem ninguém do meu tamanho aqui.
– Pois pegue o de Samoel meu filho e vá.
- Não dá Linda. O palitó de Samoel dá pra mim e o meu irmão Paulo e ainda sobra pano.
Depois dos meus argumentos ela simulou que estava convencida e saiu.
Daí a pouco chegaram seus netos, os filhos de Nilinho. Dois garotos elegantes vestidos de paletó e usando gravatas, o mais velho aparentando oito anos e o mais novo uns quatro anos.
Quando Linda recebeu os netos, chegou onde eu estava e disse:
- Pronto Raimundinho agora não tem mais desculpas, você veste o paletó de um dos meus netos. Daí eu pensei comigo: - Agora quebrou dentro! A minha saída foi fazer uma munganga para os dois ao mesmo tempo, as crianças ficaram assustadas e nem um nem outro abriu mão do palitó, nem a interferência da avó Mirtes convenceu as crianças. Só assim Linda desistiu.
O poeta Israel Batista que estava comigo falou:
- É Mundim do Vale isso daqui não é coisa pra você não. É melhor você ir contar causos no bar de Buzuga lá no Sanharol, porque lá você pode ir de SORONGO E CHINELA KARIRI,

Dispensando as brincadeiras, foi uma solenidade muito bonita, o que fez com que todos nós varzealegrenses ficássemos orgulhosos.

3 comentários:

  1. Mundim, bem que a ocasião merecia,até agora não entendo porque não te encontrei no lançamento do livro de Paulo Viana. Era tanta gente!!!!! Pensa num noite BCBG!!!!Acho que você não gosta dessas formalidades mas precisa, bichim, afinal você é um ícone da cultura varzeaalegrense, se tiver tempo de navegar....procure a postagem, fizemos até uma foto com o intelectual Paulinho e Zezê, dá uma olhadinha. Abraço Fafá da Major Joaquim Alves

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Israel, nosso contador de causos não se afina muito com esses eventos culturais mas ele precisa se acostumar, vc não acha?

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mundim.

    Com ou sem palitó o Pedro foi bem represantado na solenidade. Parabens.

    ResponderExcluir