Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

E a ExpoCrato ficou sem um grande ícone – por Napoleão Tavares Neves (*)



Nos seus 66 anos de existência, a ExpoCrato sempre teve um grande colaborador e assíduo frequentador hoje ausente: o ínclito advogado, Dr. Raimundo de Oliveira Borges, um dos seus fundadores.

Nos anos anteriores quem quisesse ver e conhecer o Dr. Raimundo de Oliveira Borges só tinha um caminho certo: ir à ExpoCrato. Lá ele estava sempre presente com sua simpatia e a sua proverbial jovialidade centenária. Em tudo o tempo passa e o Dr. Borges também passou com o tempo, depois de haver vivido mais de um século.

E viveu ativamente, sendo exemplo e dando exemplo. Efetivamente, os que forem à ExpoCrato neste ano 2011, sentirão, por certo, a falta deste assíduo frequentador, um pequeno grande homem que ajudou a ExpoCrato a nascer, acompanhou a sua infância e adolescência até a sua idade adulta de progresso e grandezas mil.

Com certeza, muito falarão dele e nele, sentindo a falta de sua presença como verdadeiro testemunho de sua rica história.
Os grandes homens são sempre assim: passam, como tudo passa, mas deixam para a posteridade o rico legado de sua vida!
(*) Napoleão Tavares Neves é médico, escritor, historiador, memorialista e cronista. Reside em Barbalha (CE).
(As fotos que ilustram a matéria são de autoria de Dihelson Mendonça. Na primeira foto, Dr. Borges entre o ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara e o vice-prefeito de Crato, Raimundo Filho. Na foto menor, Dr. Borges é abraçado pelo seu filho, Roberto Borges, em solenidade no Instituto Cultural do Cariri).

2 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Esta é o tipo de postagem que agente lê, relê, não se cansa de lê e não se acha competente para fazer um comentario. e, então, copia parte dela para repetir: "Os grandes homens são sempre assim: passam, como tudo passa, mas deixam para a posteridade o rico legado de sua vida"!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Morais!

    Raimundo de Oliveira Borges, nasceu em São Pedro do Cariri (hoje Caririaçu) em 2 de julho de 1907 e faleceu em Crato, no dia 27 de Janeiro de 2010.
    Foi um jurista e escritor caririense de vasta obra. Fez o curso primário na sua terra natal e o curso secundário no Colégio São José do Crato, Instituto Araripe Júnior, Instituto Menezes Pimentel, Liceu do Ceará, em Fortaleza e Ginásio da Bahia, em Salvador.
    Foi aprovado e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1928, depois transferiu seus estudos para a Faculdade de Medicina de Pernambuco, sem concluí-los. Direcionou sua atenção para a Faculdade de Direito do Ceará em 1933, tendo sido o orador da turma que colou grau em 1937. Iniciou sua carreira profissional na função de promotor de justiça nas comarcas de Tauá, Missão Velha e Crato. Depois se afastou do Ministério Público e começou a exercer a advocacia.

    Pecuarista, foi presidente – por diversas vezes – da ExpoCrato. Na Câmara do Crato foi vereador e alcançou a suplência de deputado estadual pelo antigo PSP.

    Livros de Dr. Borges publicados:

    * Crime de Injúria verbal (1945)
    * Interdito Probitório (1963)
    * A Eloquência e o Direito (1963)
    * A Cidade do Crato (1980)
    * Monsenhor Doutor Eugênio Veiga (1974)
    * Serra de São Pedro, esboço histórico (1983)
    * Memórias, fragmentos de minha vida (1988)
    * A presença de Euclides da Cunha na nossa história (1962)
    * Visita de Nossa Senhora de Fátima a Caririaçu
    * A Árvore Amiga (1995)
    * Euclides da Cunha e a Unidade Nacional
    * O Coronel Belém do Crato, um injustiçado
    * Eles e Eu, mensagens gratificantes
    * O Engenho Taquari
    * Síntese Histórica da Câmara Municipal de Caririaçu
    * O Crato Intelectual
    * Memória Histórica da Comarca do Crato
    * O Padre Cícero e a Educação em Juazeiro
    * Clemente Ferreira Borges, Meu Pai
    * Discursos Acadêmicos
    * Árvore Genealógica da Família Borges
    * Os Bispos do Crato, Relembranças Inesquecíveis
    * Meditações e Saudades
    * Reminiscências, o Meu Itinerário (2007)

    ResponderExcluir