Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SEXTA DE TEXTOS – Sávio Pinheiro

CURTO E GROSSO
Dedico aos pensadores políticos

Damião Clementino é figura lendária do município de Cedro Ceará. Motorista particular da coletividade interiorana, conversador pertinaz e pensador autônomo. Nunca necessitou de estudos ou de trabalhos científicos para dizer ou fazer o que lhe vem na mente. Mais curto que os poetas Mundim do Vale e BC Neto e mais grosso que papel de enrolar prego nunca deixou de ser figura boníssima e de extrema fidelidade humana. É personalidade que nunca copiou alguém, também jamais será copiado.

Numa mesa de bar, conversa sobre botânica, zoologia, astronomia, história universal, vida alheia e políticas públicas com uma naturalidade só demonstrada por grandes intelectuais e professores da área. Em um desses eventos periódicos, proporcionou-me um enorme prazer com a sua irreverente sapiência.

Falando-me sem omissões, quando discutíamos sobre Planejamento Familiar, Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Acidentes de Trânsito, foi enfático: - Se algum dia eu me eleger Presidente da República tomarei, de imediato, três medidas básicas para a resolução dos principais problemas nacionais.

Diante de tamanha pretensão e de cervejas cada vez mais geladas resolvi ouvi-lo com total e irrestrita concentração. – Se eu chegar ao Planalto Central, mesmo sem o apoio do Congresso, eu envio um Projeto de Lei com três determinações imediatas:

A primeira será dirigida às montadoras de automóveis. Vou mandar cancelar, imediatamente, a inclusão de freios em carros automotores, pois considero a principal causa de acidente de trânsito nas estradas e nas cidades. Pode averiguar como a história é sempre a mesma: motorista dirigindo em alta velocidade, ao ver animal na pista, pisa no freio e não consegue segurar o veículo.

A segunda será direcionada às empresas responsáveis pelo abastecimento de água potável. Será colocado em todos os reservatórios do país um anticoncepcional para as mulheres em idade fértil não engravidarem. Serão todas esterilizadas com o medicamento. No entanto, as que quiserem engravidar irão tomar um antídoto distribuído gratuitamente pela rede pública de saúde. Assim, será mais fácil de controlar o agigantado crescimento populacional do nosso país.

E, por último, a camisinha será modificada para controlar, de vez, o aumento desordenado da AIDS na nossa nação. O preservativo será modificado através de uma tecnologia mais apropriada e após ser implantado no órgão genital masculino o seu uso será permanente, imitando capa de celular, só sendo substituído na data do vencimento. Dessa forma, o novo método ficará mais eficaz e mais eficiente.

- Sem contestar, paguei a conta, dei-lhe carona até a sua residência, entreguei-o a sua santa e abençoada esposa e fui para casa torcer pelos outros candidatos.

15 comentários:

  1. Dr. Savio.

    Nas andanças encontramos muitos candidatos que se chegassem lá resolveriam de vez todos os problemas da comunidade. Obrigado por mais um excelente Sexta de Textos.

    ResponderExcluir
  2. Morais,

    Gostaria de aproveitar o momento e parabenizar o irreverente Damião Clementino, que está aniversariando, hoje, neste 11 de Fevereiro e mandar um forte abraço para a sua esposa Catinha.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  3. Martins Pescador,

    O Damião é uma pessoa muito inteligente, apesar dessas ideias malucas que ele tem.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Damião Clementino.

    Receba os parabens do Blog do Sanharol.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. É...

    Sávio:

    Você agiu corretamente. Melhor é não discutir com pessoas tão cultas.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  6. Martins Pescador.

    Este é o primeiro comentario seu no nosso blog. Agradeço e convido a acessar trazendo sua contribuição e agregando valores as postagens.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Vicente Almeida,

    O Damião é uma pessoa amiga, dedicada e humana. Todavia, as suas ideias são sérias e intocáveis.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Savio: só não vou acorda como o último.Tém outras necessidades.
    Dr.Savio, um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Sávio,conheço o Damião,ele é capaz de idéias mais absurdas.Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Luiz Lisboa,

    Perguntaram ao Damião por que ele não ia à missa, já que morava vizinho do padre e ao lado da igreja?
    Respondeu de imediato: - Quem mais brigam, no mundo, são os primos desse homem, aí! - Referindo-se à comunidade árabe. Pode?

    ResponderExcluir
  11. Dr. Rolim,

    A frase mais conhecida de Damião, proferida quando ele se depara com fatos pitorescos e inusitados, é esta:

    - ô bicho acanalhado é pobre!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Sávio,


    Seu amigo Damião é realmente uma figura, merece os parabéns pelas idéias tão criativas!


    Sheila Nicácio

    ResponderExcluir
  13. O Bom de Damião Clementino é que trouxe a Sheila Nicacio para enriquecer o Blog com seu comentario. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  14. Dra. Sheyla,

    Realmente, relembrar as proezas de Damião Clementino é uma forma de entretenimento e de muita emoção.

    Morais,

    Quando havia alguma comemoração no nosso curso de pós-graduação eu costumava levar o Damião, dirigindo o carro, para eu poder comemorar sem receio. Mas sempre acontecia o inesperado. Na segunda dose, ele me entregava a chave, dizendo:

    - É melhor tu voltar dirigindo para não haver acidente.

    ResponderExcluir