Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um exemplo de gratidão – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Recentemente estive a serviço da organização que trabalho, visitando a cidade de Limoeiro do Norte, a qual estivera pela última vez há mais de 20 anos. Fiquei admirado o quanto progrediu aquela cidade nesses dois últimos decênios. A impressão que nos causa como visitante, é a de uma cidade em plena expansão e notável desenvolvimento. Cidade limpa e bem cuidada, com largas avenidas, prédios históricos restaurados, comércio movimentado e rico, educação de boa qualidade para os seus filhos. O desenvolvimento da economia local é facilmente percebido por qualquer visitante. A irrigação de extensas áreas rurais na Chapada do Apodi possibilitou o cultivo em grande escala de frutos tropicais, como o melão, o abacaxi, a melancia, o maracujá e a banana, para citar apenas os mais importantes. Toda essa produção abastece não somente os mercados nordestinos, mas é exportada, via porto do Pecém, para vários países da Europa, chegando ao destino dez dias após a colheita. Hoje Limoeiro do Norte é o maior exportador brasileiro de melão e o segundo de abacaxi, atividades que lhe propiciam anualmente mais de 50 milhões de reais em divisas. Na formação de seus jovens, Limoeiro possui o Centro de Ensino Tecnológico, o CENTEC e uma unidade descentralizada da UECE, com oito cursos superiores. O CENTEC foi uma criação de um cearense de extraordinária visão, filho de Limoeiro do Norte e que tem em seu currículo a criação do NUTEC e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, uma das primeiras idealizadoras de utilização do biodiesel. Mas o que mais me impressionou em Limoeiro do Norte foi a gratidão que o seu povo devota aos seus benfeitores. Nas últimas eleições parlamentares, Limoeiro, com menos da metade dos eleitores do Crato, ajudou a eleger deputado federal com 50% dos votos do município o filho da terra que lhe proporcionou o primeiro CENTEC instalado no Estado. Outra gratidão demonstrada pelo povo da cidade é ao seu primeiro Bispo, Dom Aureliano Matos. Esse prelado dá nome à principal avenida da cidade e à unidade local da UECE.

Essa gratidão que os filhos de Limoeiro do Norte têm para com seus benfeitores conduziu-me a uma imediata comparação com muitas ingratidões demonstradas por uma grande maioria dos cratenses à sua terra. A nossa primeira ingratidão é com os políticos cratenses. Nosso município, que há cinqüenta anos elegia dois deputados federais e dois estaduais, vive nos últimos anos um ocaso político danoso ao seu desenvolvimento. Não conseguimos eleger um deputado federal há mais de vinte anos. E não vale a justificativa de que nossos atuais políticos não são bons. Eles são do mesmo nível daqueles que foram deputados há mais de meio século. O único deputado estadual cratense da presente legislatura foi eleito graças ao seu desempenho em programas policiais da televisão, assim mesmo com votos de outros municípios. Diante desse quadro, consultei os dados do TRE das últimas eleições e verifiquei com tristeza que os cratenses validaram 51.731 votos para deputados federais, suficientes para garantir a eleição de um deputado federal. Enquanto o único candidato cratense obteve apenas 37% desses votos, 63% deles foram destinados a candidatos de outras cidades, destacando-se o ex-governador Ciro Gomes com 10.669 votos, os cincos candidatos a deputado federal por Juazeiro que obtiveram juntos 6.993 votos. Ao todo foram votados mais de 43 candidatos no Crato, entre os quais muitos desconhecidos pela maioria dos cratenses como André Figueiredo, com 997 votos e Maria Aparecida Albuquerque que obteve no Crato 75 votos. Esses números são reveladores da tamanha ingratidão política do cratense para com os seus próprios filhos. Reclamamos dos nossos prefeitos, que pouco fazem pelo desenvolvimento do Crato, mas esquecemos que eles não conseguem viabilizar seus projetos juntos aos governos federais e estaduais porque não elegemos um filho da terra deputado federal para fazer o acompanhamento político dos projetos de interesse do Crato nos labirintos da administração federal. Com tamanha ingratidão, não podemos reclamar a perda da Universidade Federal, da sede regional do DETRAN, ou de um hospital público de qualidade, afora tantos órgãos federais e estaduais que foram transferidos do Crato para outras cidades. Os maiores culpados por tamanho descaso são os próprios cratenses que votam em candidatos de fora e que somente se lembram do Crato de quatro em quatro ano.

Ao ver o nome de Dom Aureliano Matos estampado numa placa da principal avenida de Limoeiro, lembrei-me que um sobrinho dele, Dom Vicente Matos foi bispo do Crato e seu maior benfeitor em todos os tempos. Mas não existe no Crato nenhuma rua com o nome de Dom Vicente Matos. Aqui reside a maior de todas as ingratidões. Existem ruas com o nome de ex-presidente de outro país, de candidatos a presidentes que nada fizeram pelo Crato, de outras figuras que nunca colocaram seus pés em nossa terra, além daqueles que jamais souberam se o Crato existe. Por que não uma rua com o nome de dom Vicente? Graças a ele fomos pioneiros no ensino superior no interior do Estado do Ceará, com a implantação da Faculdade de Filosofia do Crato que possibilitou anos mais tarde a viabilização da URCA, com sede no Crato. São ainda iniciativas de Dom Vicente a Rádio Educadora do Cariri, a expansão do Hospital São Francisco, o desenvolvimento estrutural da Fundação Padre Ibiapina, a construção do Centro de Expansão da Diocese, único centro do gênero nas dioceses do Estado e quiçá do Nordeste, além de tantos outros benefícios, impossíveis de resumi-los em poucas palavras.

Sei que essa proposta de dar o nome de Dom Vicente a uma rua do Crato é muito antiga e parece encontrar certa resistência dos nossos vereadores. Não sei se já tramita algum projeto na nossa Câmara de Vereadores ou se nossos edis continuam insensíveis. Mas somente para reforçar a idéia, gostaria de registrar aqui o argumento da mulher de um amigo cratense que, para agradar o marido, conseguiu junto a nossos vereadores mudar o nome da rua em que mora. Tal rua tinha o nome de um escritor carioca, um dos mais famosos da literatura brasileira e que morreu há cem anos, e essa senhora conseguiu fazer a mudança para o nome do falecido sogro, pessoa muito conhecida e estimada por todo o Crato. Perguntou ela junto aos vereadores o que fez aquele escritor pelo Crato. Será que ele sabia ao menos onde ficava o Crato? Ou se existia uma cidade com esse nome? Gostaria de usar o mesmo argumento daquela senhora. Que representou o presidente Kennedy para o Crato? Quais os benefícios trazidos por ele à cidade? Quem foi João Pessoa para o Crato? E Santos Dumont construiu por aqui algum aeroporto? Por que não mudar um desses nomes para Rua Dom Vicente Matos. Ele merece a principal rua do Crato! Pensem nisso para corrigir uma grande ingratidão!

Nota do autor: O presente texto data de 3 de setembro de 2008. Foi postado no Blog do Crato e publicado pela revista “A Província” em sua edição N° 27 de junho de 2009, Até a presente data nossos vereadores permanecem insensíveis a esse apelo justíssimo.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

6 comentários:

  1. Prezado Carlos:
    Muito oportuna a republicação deste seu artigo. Tanto na reflexão política, quanto no item sobre a ingratidão dos vereadores cratenses para com a memória de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos.
    Consta que em 1961, próximo à morte, magoado com as ingratidões que sofrera de algumas pessoas de Sobral, o primeiro bispo daquela diocese, Dom José Tupinambá da Frota, teria dito:
    – Só quando eu morrer Sobral avaliará o que de bom fiz por minha cidade. Mas se passarão 30 anos nos quais ela estagnará para pagar a ingratidão feita a quem tanto benefício trouxe a esta cidade...
    Coincidência, ou não, somente quando Ciro Gomes Chegou ao governo do Ceará em 1991 (30 anos após a morte de Dom José Tupinambá) Sobral retornou ao seu progresso porque hoje passa.
    Quem sabe se em relação às ingratidões feitas a Dom Vicente Matos, (perpetuadas pela omissão dos poderes públicos em não homenagear o maior benfeitor desta cidade) o Crato não esteja também passando também pelo “inferno-austral”, iniciado em 1998?
    Parabéns por seu escrito...

    ResponderExcluir
  2. Prezado Carlos Esmeraldo.

    Voce aborda no seu belo texto alguns aspectos interessantes. Na parte politica há no Crato um enorme desinteresse, tanto de lideres quanto do povo. Liderança politica não tem, e, o povo não está nem aí tambem, vota no primeiro que aparece, seja de onde for. No momento vivemos um grande contraste a triteza de quem perdeu tudo ou quase tudo que possuia e a alegria dos politicos, quase todos de outras localidades, apresentando-se nas radios dando entrevistas como salvadores da patria. O fato é que agora depois da destruição existem razões para vir um pouco de dinheiro e quando vem dinheiro sobra sempre uma parte pra eles.
    Quanto a falta de gratidão com os grandes vultos, é um problema que tambem passa pelos politicos. Segundo informações existe um cidadão que deu nome a tres ruas no Crato. Seria facil indicar uma destas para Dom Vicente, o outro ainda ficava bem aquinhoado com duas.

    ResponderExcluir
  3. Aos amigos Armando e Morais
    Meus agradecimentos pela colaboração e complementação que vocês deram. O Crato vive há muitos anos uma crise de liderança.
    Pessoalmente considero que Câmara Municipal deveria ser extinta, pois nada faz. Seria preferível um conselho de pessoas notáveis para analisar e aprovar os atos do prefeito. Como funciona a atualmente Câmara de Vereadores constitui-se apenas num custo a mais para o municipio.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Carlos.

    Voce está coberto de razão. Pra quem conheceu o Crato e seus politicos nas decadas de 50, 60, 70 e até mesmo 80 e vê esta situação atual não há como não concordar com o seu ponto de vista. O pior é que não ha pespectiva de mudança.

    ResponderExcluir
  5. É...

    Carlos:

    Infelizmente o Poder Legislativo Cratense, não entende de homentagens à pessoas que se destacaram pelo seu trabalho e honradez.

    Mas eles entendem de trocar nomes de ruas já consagrados por pessoas que não tem o menor destaque na comunidade cratense.

    Por outro lado, também nomeiam avenidas com nome de pessoas que não são destacada por nenhum ato meritório e relevante para os cratenses.é uma bajulação a perder de vista.

    Causa indignação para alguns cratense, a conduta do poder legislativo, em relação a nomeação arbnitrária de ruas, praças e avenidas.

    Em relação aos políticos eleitos graças ao voto do cratense, a culpa é nossa, e de mais ninguém.

    Falta aqui uma liderança desinteressada em se promover e interessada em promover melhorias reais no municipio do Crato. Se essa liderança surgir, cerrtamente, o povo o seguirá.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  6. Caro Vicente Almeida

    Obrigado por haver complementado o nosso pensamento.
    Abraços!

    ResponderExcluir