Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 1 de março de 2011

Joaquim Alves Bezerra - Major Joaquim Alves

Rua Major Joaquim Alves, decada de 70 do seculo passado - Varzea-Alegre.

Foi um dos primeiros filhos de papai Raimundo. Era na sua época um autentico líder. Ele e o seu irmão Jose Raimundo, eram os dois principais mentores da localidade, a ponto de todos terem de pedir o seu apoio ou orientação para quaisquer medidas que desejassem adotar no sentido de solucionar possíveis problemas familiares ou de qualquer outra natureza. Ganhou a patente de Major tendo dado o nome a principal artéria de Várzea-Alegre, que conservou até os bajuladores, no uso de suas conveniências pessoais, passarem o rodo na historia.
Foi casado com Antonia Correia Lima, filha de Antonio Correia Lima do Bairro Batateiras, município do Crato. Do casal nasceram 12 filhos:

Antonio Raimundo Bezerra.

Pedro Alves Bezerra

Candido Alves Bezerra

Marcos Alves Bezerra

João Alves Bezerra

Jose Alves Bezerra

Gloria Alves Bezerra

Barbara Alves Bezerra

Joaquim Alves Bezerra

Manuel de Sousa Lima

Tereza Maria de Jesus

Clara Alves Bezerra.

A história mostra que poucas pessoas de Várzea-Alegre foram tão influentes quanto Major Joaquim Alves. Tanto na formação religiosa, quanto política do município. O Blog do Sanharol na sua singeleza e humildade acaba de criar a comenda Major Joaquim Alves, medalha para agraciar a melhor postagem do mês e o seu autor. Portanto, prezado leitor, a partir deste mês de Março de 2011, faremos sempre, no ultimo dia do mês a escolha da melhor postagem pelos leitores.

Fonte – Sete gerações desde papai Raimundo.


12 comentários:

  1. Parabéns, Sr. Blog do Sanharol. Amei a postagem e sobretudo a idéia da comenda. Abraço Fafá Bitu

    ResponderExcluir
  2. Fafá Bitu.

    Durante o periodo do Carnaval estaremos a nos encontrar em Varzea-Alegre. Vamos amadurecer esta ideia. Modelo de escolha da postagem pelos leitores e qual o tipo de premiação. A ideia e participação de todos são de suma importancia.

    ResponderExcluir
  3. Monsieur Blog do Sanharol, eu não vou para Várzea Alegre, não, até já pedi a uma certa pessoa para tirar uma foto sua para mim e tem que ser na casinha da Major Joaquim Alves. Sei que é carnaval mas tente reunir nossos amigos blogueiros e faça isso. Sobre a comenda, a gente vai conversar com calma. Tente pegar umas boas idéias com Zé Bitu de Edward. Ele é expert no assunto.É como diz Mundim, ficarei em Fortaleza mas meu coração estará com vcs. Abraço momino de Fafá

    ResponderExcluir
  4. Excelente idéia. Morais!!!!!
    A comenda resgata a importância do Major Joaquim Alves para a história de Várzea Alegre. Com todo respeito ao seu Otacílio Correia, como escrevi em manifesto público na época, a inoportuna troca do nome da rua ofendeu a memória da nossa querida cidade.

    ResponderExcluir
  5. Flávio, quando eu tomei conhecimento, já estava sem jeito mas era para ter sido feita uma manifestação, não me conformo com essa troca repentina que ofende a memória da nossa famosa Major Joaquim Alves.Vamos lutar contra isso!!!!!!
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir
  6. uma característica marcante é que o povo varzealegrense sempre está ligado às suas raízes, cultuando-as. Em poucas cidades do nordeste setentrional, vi essa ligação.

    ResponderExcluir
  7. Se a rua fosse o nome de Presidente Getulio Vargas, Deodoro da Fonseca, Nereu Ramos, 25 de outubro.Mas Major Joaquim Alves,filho do fundador do nosso torrão amado. A ficha ainda não caiu...

    ResponderExcluir
  8. E não tem ficha para cair Noberto. eles querem, eles podem, eles fazem... Tão pouco se importando com as nossas raízes, nossa cultura e nossa história.....
    Parabéns Morais pela idéia !!!

    ResponderExcluir
  9. Olha, Klébia, pode ser que eles não se importem mas eu me importo e MUITO. Vou continuar protestando enquanto isso não acabar. Por favor, respeitem nossas raízes, nossa cultura.

    Rolim,
    Mesmo que fosse DEODORO DA FONSECA está muito errado. Seus pais te deram o nome de Norberto Rolim se de repente seu nome muda...o que vc faz? Vamos respeitar nossas origens, por favor.
    Fafá Bitu protestando...

    Morais,

    Adorei a idéia, conte comigo. Abraço Fafá Bitu da Major Joaquim Alves

    ResponderExcluir
  10. Isso Fafá !!!! Meta a boca no trombone, proteste, você tem "armas" prá uma boa "luta".... Várzea Alegre agradece.

    ResponderExcluir
  11. Saber hoje que me originei dessa família foi interessante.

    ResponderExcluir
  12. Parabens, Estou usando estes dados para minha arvore, estou em ramo dessa historia. abraco

    ResponderExcluir