Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 2 de março de 2011

Regional Nordeste 2 da CNBB apresenta solidariedade a dom Fernando Panico


Foto:Weslley Barros
A direção da Regional Nordeste 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB, que congrega vinte e uma dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas fez uma visita de solidariedade ao bispo de Crato, dom Fernando Panico. A comitiva foi composta pelo arcebispo de Maceió (AL), dom Antônio Muniz Fernandes, e pelos bispos de Campina Grande (PB), dom Jaime Vieira Rocha e de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França. Como é do conhecimento público, o bispo de Crato foi alvo de aleivosias postadas na Internet, através de um blog elaborado a partir da cidade de Brasília – DF.
Na manhã desta terça-feira, dia 1º, os três bispos dirigentes da CNBB-Nordeste 2 concederam entrevista coletiva na Faculdade Católica do Cariri. Profissionais da imprensa, representantes de emissoras de rádio e televisão, além de jornais e sites informativos da Internet cearense estiveram presentes à entrevista. Três emissoras de rádio da capital alagoana também se juntaram ao pool da mídia e retransmitiram o evento que foi comandado pela Rádio Educadora do Cariri, com mediação do jornalista Antônio Vicelmo.
Durante mais de uma hora os bispos dirigentes da CNBB-Nordeste 2, abordaram a missão pastoral do bispo de Crato, dando ênfase a sua dimensão missionária e ao apoio que dom Fernando vem dando às romarias de Juazeiro do Norte. Para dom Genival, “Somente pela atenção dispensada por dom Fernando na literatura e na prática pastoral às romarias e ao lugar, Juazeiro do norte, a sua presença episcopal na diocese já é um diferencial”, pois segundo dom Jaime “A nação romeira é marcada pela presença dos mais pobres, que precisam ser acompanhados, valorizados, amados e acolhidos”, e para tanto contam com o zelo de dom Fernando em organizar as romarias.
O arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes salientou de maneira especial a história eclesial da diocese de Crato que é rica em tradição missionária, destacando a participação da ação evangelizadora do Padre Ibiapina e do Padre Cícero. Ambos vieram – nas palavras de dom Genival – “Manifestar o testemunho de fraternidade e de solidariedade... algo que deve estar permanentemente internalizado em nossas vidas”.
Depois de responder às perguntas dos jornalistas e radialistas presentes, os três bispos encerraram a entrevista e ouviram o agradecimento emocionado de dom Fernando Panico. Este afirmou encontrar-se com o coração agradecido a Deus, aos seus diocesanos e aos seus irmãos no episcopado pelo apoio e solidariedade recebidos num momento de incompreensão isolada. E afirmou que eventuais ações isoladas não irão prejudicar o seu relacionamento e diálogo que vem mantendo com todos os seguimentos sociais que compõe a Igreja Particular de Crato.

(Fonte: site da Diocese de Crato www.diocesedecrato.org.br)

Um comentário:

  1. Prezado Armando Rafael.

    Acompanhei pela TV e rede de radios a visita dos bispos ao nosso Bispo Fernando.

    ResponderExcluir