Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 8 de março de 2011

No Dia Internacional da Mulher, Maria Bonita, a Rainha do Cangaço, completaria cem anos

Maria Gomes de Oliveira -- vulgo Maria Bonita -- nasceu no dia 08 de março de 1911, no sítio Malhada, localizado à época no município de Glória e hoje pertencente ao município de Paulo Afonso, na Bahia. É considerada a primeira mulher a entrar para um bando de cangaceiros e foi a companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
Depois de um casamento frustado, em 1929, tornou-se a mulher de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço". Continuou morando na fazenda dos pais, mas um ano depois foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, com quem viveria por oito anos.
Com o cangaceiro, Maria Bonita teve uma filha de nome Expedita Ferreira Nunes, e os gêmeos Arlindo e Ananias Gomes de Oliveira, assim como nasceram mais dois filhos, sendo natimortos. Morreu em de julho de , quando foi degolada ainda viva pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"), assim como Lampião e outros nove cangaceiros.
Fonte: wikipédia

2 comentários:

  1. Mulher



    De tudo que Deus criou

    Onde pôs mais perfeição

    Foi no ser mais delicado

    De sua grande criação



    Criou quem cria a cria

    Com zelo e dedicação

    Fazendo a humanidade

    Ser eterna e em ação



    Subjugando a dor

    Enaltecendo o amor

    A mulher é emoção



    Pois lhe deu o Criador

    Saúde, força e vigor

    Para o dom da criação



    Tarciso Coelho

    Soure (PA), 04.03.2011

    ResponderExcluir
  2. Prezado Armando.

    Uma postagem rica de informações importantes para os pesquisadores da historia do cangaço. Parabens a voce pela bela postagm e ao Tarciso Coelho pelo comentario comemorativo ao dia internacional da Mulher. Um poema da mais perfeita feitura.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir