Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 11 de março de 2011

COISAS DA NOSSA ALA NA M.I.S. - Por Mundim do Vale

A nossa ala foi nomeada de ala dos poetas. Melhor teria sido ala dos Souzas, porque tinha quarenta por cento de Sousas poetas; Nonato Souza, Cláudio Souza e Souza Sobrinho.
Eu fiquei ao lado da poetisa Claude Bloc, fazendo assim mais um contraste da nossa cidade. Eu até falei para a poetisa que aquela situação causava uma desarmonia para a nossa ala, mas ela muito brincalhona disse que estava alí para me oferecer segurança. Eu ainda questionei o desequilíbrio da altura e ela me disse que eu fosse pegar as pernas de paus do palhaço para equilibrar.
Para piorar a situação, uma prima minha invadiu a avenida gritando:
- Ei Mundim! Tí Pedo sabe qui tu tá pinotando carnaval no mei do povo grande?
Na parte da frente onde estavam os Souzas, eu verifiquei que Nonato avançava e Souza Sobrinho recuava, causando um distorção. Abordei Sousa dizendo:
- Sousa vocês estão acabando com a escola, você tá desfilando na divangoê e Nonato na divangoá.
Souza reagiu me perguntando:
- E o que é divangoê e divangoá?
- Vá perguntar a Claude Bloc ou a Fafá Bitu, que eu não sei não.
Na chegada da lagoa o poeta Sávio botou a viola no saco e foi embora. Em seguida Cláudio, Nonato e Souza fizeram a mesma coisa. Depois foi a vez da poetisa.
Só eu foi que não botei a viola no saco, fiquei com a escola até o dia seguinte, quando fomos levar os carros alegóricos da lagoa até o barracão dançando samba.
No próximo carnaval eu não quero desfilar mais não. Só assim eu vou poder ver a minha escola na sua total beleza
Parabéns para a diretoria e os integrantes da M.I.S.
Dedicado aos poetas Souzas e as tradutoras de francês, Claude e Fafá.

12 comentários:

  1. Prezado Primo.

    Sua presença no carnaval de Varzea-Alegre foi muito importante. Voce por onde passou acendeu a luz da alegria, da paz e da felicidade. Semeou harmonia e amizades. Você e a historia do Carnaval de Varzea-Alegre se confundem, desde a criação da charanga sua contribuição é enorme. Voce tem razão quem fica de fora vê melhor as apresentações, as fantasias e pode melhor avaliar o trabalho das diretorias das escolas. Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Pois, Morais, nosso poeta disse que da próxima vez ele não desfila, o baixinho gosta é da folia embaixo. Conversa de Mundim...ele está é muito feliz com os elogios que a Escola tem recebido.

    ResponderExcluir
  3. Mundim, isso é coisa de quem vai pinotá no mei de gente grande, rs
    Só sei que achei tudo muito bonito, estão todos de parabéns. Vou perguntar a Claude o que é divangoê, divangoá. Estou esperando minha camisa PP. Abraço Franesinha

    ResponderExcluir
  4. Meu povo, e o que é divangoê, divangoá? rs

    ResponderExcluir
  5. Eita Mundim, se tu tava no mei de gente grande, era porque o maior de todos era tu que para mim é o maior poeta do pedaço.

    Como diz Sr. Blog do Sanharol você é tão grande que semeia harmonia e amizades. Pode crer que a minha amizade você ganhou definitivamente...

    A saudade de Rajalegre tá chegando divagarim, assim, assim, deixando o coração muidim. Foi bom até demais.

    Quando precisar de segurança, pode pedir,viu? (risos)

    Abraço sincero a todos.

    Claude

    ResponderExcluir
  6. Fafá,

    Faça uma pesquisa pra traduzir o francês de Mundim... Já escavaquei os baús da memória e não desvendei o mistério... !!!!

    Abraço, menina

    Claude

    ResponderExcluir
  7. "Se tu tava no mei de gente grande, era porque o maior de todos era tu que para mim é o maior poeta do pedaço....."que coisa linda!Claude,imagina se eu estivesse lá, sou menor que Mundim em todos os sentidos.Ah, já revirei todos os dicionários e nada nem o google sabe! Esse vocabulário é lá deles. Pensa num povo criativo! Parabéns pelas 2 narrações: E.S.U.R.D / M.I.S. Você tem recebido grandes elogios na terra dos baixinhos.Abraço varzealegrense Fafá

    ResponderExcluir
  8. Flor do Chico.
    Cada vez que vou a Várzea Alegre eu quebro os óculos. mas é só os óculos. E ainda bem que lá não me falta guias de cegos.
    Abraço da M.I.S.

    ResponderExcluir
  9. Fafá.
    Quando fui procurar a sua blusa, já não encontrei mas o seu número, mas eu vou falar com Patrícia ou Neto e com certeza você vai receber.

    ResponderExcluir
  10. Claude.
    A saudade tá chegando porque seu coração ficou lá im nós.
    Com a sua química no verso e a ótica na câmera, você registrou os momentos mais alegres da nossa cidade. Algumas pessoas ficaram pensando que fui eu o responsável
    pelo seu excelente trabalho. Eu dizia pra eles que quando a arte se encontra, as pessoas se únem.
    Você já é uma Várzealegrense.

    Não respondí o comentário do seu irmão, porque a página já virou, mas estou com o endxereço dele.

    ResponderExcluir
  11. Raimundinho, se avexe não com o lance da camisa. Uma pessoa lá de nóis vem trazendo. Acho um tremendo contraste Fafá Bitu sem a camisa da M.I.S.Abraço cá de Fortaleza

    ResponderExcluir
  12. Alêm de desfilar pela MIS tocando com muito orgulho em honra a Lobão de quebra conheci os amigos de internet: Patricia Aquino, Mundim do Vale e Claude Bloc!

    Foi bom DEMASSSSSS!

    ResponderExcluir