Queria ser cantor e até cantou quando jovem. Fez algumas serenatas mas, por exigência do bom senso e insistência dos amigos, desistiu, preferindo fazê-las à base da radiola – coisa que os mais novos terão que perguntar aos pais e avós do que se trata. Pensou ser Poeta e as rimas teimavam em tropeçar no seu juízo e se distanciar a cada tentativa. Nada, porém, o impedia de sonhar seu sonho: estava convicto de que seu caminho seria a arte. Comprou tintas, pincel e telas, achando que pintar era apenas juntar telas, pincel e tintas e sair derramando cores, lambuzando o branco. E isso era tudo que conseguia, quando muito: o branco lambuzar. Numa manhã, já quase desistindo da vida artística, apareceu-lhe a oferta de emprego como projecionista de filmes no cinema do bairro onde morava (naquele tempo os bairros tinham cinema). À tarde, aceitou o convite, comprometendo-se a começar no dia seguinte. Na mesma noite quente de um agosto quase virando setembro foi ao Teatro, sentou-se na primeira fila mas não gostou do show de Jararaca e Ratinho. O restante da platéia aplaudiu-os de pé. Dia seguinte, na sessão das 7, iniciou sua carreira no cinema. Aposentou-se ano passado. Hoje passa os dias ouvindo seus discos de 78 rotações sonhando um dia ser Orlando Silva.
"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".
Dom Helder Câmara
quarta-feira, 2 de março de 2011
AMIGO DAS ARTES - Por Xico Bizerra;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prezados amigos do Sanharol.
ResponderExcluirAs belas cronicas do Xico Bizerra que postavamos aos Domingos, serão desta data em diante, postadas as quartas-feiras. Assim os leitores terão o privilegio de lê-las em dias de maior numero de acessos.
É até chegar à aposentadoria , sonhou bastantes,trabalhou, quis ser muitas coisas e foi.
ResponderExcluirFoi o grande artista!
Com certeza Magnólia quem tem a vontade tem a metade e hoje em dia está de boa aposentado.. pensando e curtindo os seus sonhos que se tornaram realidades...e o mundo que se acabe em barranco..kkkkk
ResponderExcluir