Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 11 de abril de 2016

Resgates dos adjuntos - Fotos - Por Antônio Morais


"In memoria" de José de Pedro André, meu pai, o ultimo a direita - Clic nas fotos para ampliar.

Trabalhadores na colheita do arroz. Os três mais altos estão em cima do "POTE" de arroz como era conhecido a época. Toda essa meninada, hoje em dia, é homem feito. Participavam da festa, embora não trabalhassem.


Eu identifico todos eles. Adjunto na Lagoa do Ronca. Vamos lá TOM vê se você identifica essa turma, já que eu ainda não lhe identifiquei.

28 comentários:

  1. Adjunto na decada de 1970. Já se via no meio do povo uma garrafina de pinga, embora os adebitos da teimosa fossem poucos aquela epoca. Hoje?

    ResponderExcluir
  2. Dava gosto de se vê
    Um bando de cabra macho
    Cortando cacho por cacho
    Cantando Sindô lelê.

    Candeiro

    ResponderExcluir
  3. Mas, tudo isso acabou-se
    Não tem mais arroz doce
    Nem fazem maneiro pau
    Estão cortando pelo tronco
    E batendo no girau.

    ResponderExcluir
  4. Os três que estão em cima do pote são Paraiba, Davi e Luis de Lixandre, Tio Luis de saudosa memoria.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus! que saudade,desta tradicianal festa, que era os adjuntos na época; lem-me de ter ido muitos na casa de seu Belizario, lá na Betanha; tinha maneiro pau, e muitas comidas gostosas, e dança até a noitinha.
    Lindo! e comovente resgate, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Dava gosto de se vê
    Um bando de cabra macho,
    Cortando cacho por cacho
    Cantando sindô lelê.
    Ía até Dona tetê,
    Ía Expedito Beca,
    Que fazía um moqueca
    Depois botava no pote.
    Se alguém mandar esse mote
    Sávio Pinheiro sapeca.

    ResponderExcluir
  7. É verdade Maria de Fatima.

    Os tradicionais adjuntos trazem muita saudade nos dias de hoje. Os velhos tempos eram bem mais humanizados, o coração das pessoas era mais mole e a solidariedade aflorava com bem mais facilidade. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Êita como eu achava bom os adjuntos do Açude Velho, do Chico, das Varas..... Uma festa !!!
    Bons tempos!!! Saudades !!!

    ResponderExcluir
  9. Nobre primo Morais, você resgatou uma das atividades que mais representa o nosso Município, a apanha de arroz em forma de mutirão “o adjunto”. Essa foto é histórica pelo que ela representa e pelas personagens nela contida como seu pai, Luis de Alexandre e Xandoca. Conheço vários, vou tentar descrevê-los: Primeira foto da direita para a esquerda – 1º Elmano, 2º Zé de seu Antonio Joaquim, 3º Zé do Galo, André irmão de Morais, em cima do pote – Paraíba, Davi e Luis Alexandre – de boné - João de Zé Andre, Nonato de Joaquim André, Raimundo André, Raimundo de João Batista, Chico de Fábio, Antonio de João BATISTA, Vicente de tio Luis, Xandoca e Zé André pai de Morais.

    Segunda Foto: Da esquerda para a direita – Raimundo de Zé André, Alexandre de Xandoca, Basílio de Mute, Zé de Bilica, Raimundo de João Batista, André irmão de Morais, Elmano, Pedim de Antonio de Zé Joaquim, Antonio de João Batista, Vicente de FILIPE, Zé de Antonio de José Joaquim, Izidro, Nonato de Joaquim André e o famoso Zé do Galo.

    ResponderExcluir
  10. Sabemos que a foto é uma imagem congelada, mas ela é muito representativa. Olhando para essa foto me vem uma recordação muito grande de um período bom que na atualidade não existe mais. Vêm àquela lembrança dos meninos carregando as moquecas de arroz para formação do pote, os Joaquins da Unha de gato catando os benditos e músicas em louvor da fartura do alimento precioso dado por Deus. Morais, sou muito sincero com aquilo que escrevo, não suportei tanta emoção e só tive uma solução foi chorar lembrando-se do passado bom que não existe mais.

    ResponderExcluir
  11. Dos adjuntos eu gostava mesmo era da comida! Mas, das debulhas de feijão... Lençol branco estendido sobre a sala vinham chegando o pessoal para a festa, uma verdadeira fulia. Ir a Uma debulha era ir a uma festa. Os Casais chegavam cedo para arranjarem um local mais tranquilo e namorarem à luz clara e limpa da lua, sentindo a suavidade da brisa da noite rossarem suas peles trazendo a paz do sertão... Se as moriçocas atacassem havia uma solução bem natural: Esterco de gado. Olhar apaixonado para a namorada e dedo ágil na vagem! Quantos casais não se encontraram nesses eventos!

    ResponderExcluir
  12. Francisco, lembro-me bem dos adjuntos de arroz de lá de nois que nem o MUNDIM fala, nunca fui pra roça, mas as dibuia de fejão meu fi, aí eu fui muntas...

    ResponderExcluir
  13. Homem de chapéu de palha
    De roupa de algodão
    Muitos com o pé no chão
    Pra começar a batalha
    Pois na roça se trabalha
    Com calça "pega-marreca"
    Camisa manga comprida
    Pois pra se cuidar da lida
    Se vai logo de magote
    Se alguém mandar esse mote
    Sávio Pinheiro sapeca.


    Claude - Flor da Serra Verde

    ResponderExcluir
  14. Artemisia

    As arupembas, cuias e bacias eram reservadas aos casais. Olho no olho, cochicho ao pé do ouvido, pé roçando pé, mão roçando mão e os casais aos poucos iam chegando! As festas juninas também era outro belo acontecimento. Todo ano eu fazia novos padrinhos, madrinhas, primos e primas de São João. "Oi prima Artemisia tudo bem!" "Tudo bem primo Chico e D. Mariêta vai bem..." Ainda tenho padrinhos madrinhas primos e primas de São João. E os considero!

    ResponderExcluir
  15. Havia os compadres e comadres também.
    Até casamento em noite de São João! Pode um negocio desse!rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. ê moraes, nessa época eu não era nem nascido...MASOUVI MUITO OS MAIS VELHOS CONTANDO A HISTÓRIA E FICAVA IMAGINANDO...

    eu me lembro bem de um dos últimos que "ti josé" fez de um plantio naquelas lagoas por trás do "posto esso"...na época de bater o arroz "no cacete" lembro que cheguei a ajudar...o arroz ficava depositado naque corredor grande da casa de teus pais... mas ainda era muito pequeno e acho que o que eu batia num dia num dava prá fazer "UMA TORRADA"...

    dos que aparecem na fotografia, se num me engano, tá vc, raimundo, helmano e ti josé...os demais não reconheço...

    ResponderExcluir
  17. E A MENINADA TOCANDO "COÃ"?Hoje em dia os arrozais já não dão nem "cana" prá se fazer uma "coã"...

    Só depois de ler o comentário de João Bitu (João de Cotinha) e de rever as fotos é que fui conseguir associar as figuras...e o joão tem razão: ao ver a foto passa um filme na cabeça do sujeito, e como dizia xandoca "vai dando um intalo" que o único remédio é deixar a lágrima escorrer.

    de fato pensei que fosse vc e não andré, visto que andré não era muito CHEGADO NA ROÇA...não considerei que os adjuntos se tratavam de uma festa e não de um trabalho...rs.

    PRÁ VC TER UMA IDÉIA DE QUANTO TEMPO FAZ QUE FOI TIRADA ESSA FOTO, BASTA OBSERVAR QUE HELMANO DE MARIA DE "INAÇO" AINDA ERA CRIANÇA...

    ResponderExcluir
  18. João Bitu.

    Voce fala com propriedade de quem conhece. Suas indicações estão certas. Numa das fotos o meu pai está virado para os da Unha de Gato cantando uma Toada. Os do Sanharol herdaram dos adjunto a fartura. Ainda hoje quando se juntam tres ou quatro matam logo um carneiro. Obrigado João por testemunhar a historia.

    ResponderExcluir
  19. O momento é de muita recordação. Esse era apenas um mini adjunto, pois José André pai de Morais costuma botar adjuntos de 100 a 140 pessoas. O dia era de festa com a banda de música, banda Ca basal, a turma que cantava o sindolêlê, manero pau e outras. Na verdade uma cultura tradicional gerada na tão dita terra do arroz. Quantas saudades sentimos desse cidadão que só pregou o bem, José André, um verdadeiro líder nato de nossa comunidade, sempre buscou atrações artísticas com vista a animar o povo do Sanharol e localidades circunvizinhas.

    ResponderExcluir
  20. Francisco e Artemisia.

    É verdade, nas dibuas de feijão a participação das moças era muito grande. Aqueles encontros deram origem a muitos casamentos felizes e abençoados. Obrigado pelos comentarios.

    ResponderExcluir
  21. TOM

    Eita, amigo. Aqueles tempos deixaram saudades. Eu acho que voce devia ser do tempo de Raimundo, Alexandre, Ze do Galo, Cicero de tio Joaquim, Helmano. Eu Lembro do Adjunto da Lagoa de Manuel do Sapo, atras do Posto Esso. Eu sou padrinho de Helmano e sei dezenas de historias dele. Vou escolher uma para contar nestes dias, embora corra o risco dele não me toimar mais a benção. hahahaha

    ResponderExcluir
  22. Claude.

    Muito bom seu verso. O Mote está lançado. Aguardemos a manifestação do Savio.

    ResponderExcluir
  23. Catei arroz com quiser
    Juntando na minha mão
    Metade caia no chão
    Alguém chamava Zé André
    Este ainda tá de pé
    Mas vi ele na caneca
    Tava ele com Zé Beca
    Querendo subi no pote
    Se algué mandar esse mote
    Savio Pinheiro sapeca.

    ResponderExcluir
  24. kkk

    Não moraes, eu sou da turma mais nova...de junior e demá de picoroto, ciço de liando e "saruê" de batista...nilto e "rapão" da caiana...roberto de zé preto da mata, paulo e juciê de zé cabôco...pedim de "tomazinho", fernando de toim....celso de miúda e "antoim cesar" cesar de "ontoim de sôta"...zé e dida de terêta, junior de oriel, vilmar de seu raimundo e HELMANO...


    ALIÁS, EU ACHO QUE HELMANO FEZ PARTE DA INFÂNCIA ATÉ DE "PAPAI RAIMUNDO"...RS.

    MAS TIVE A OPORTUNIDADE DE JOGAR "DOURADO" MAIS TI JOSÉ, ZELIM, ANTONHO ANDRÉ DOS GROSSOS E TIJOAQUIM...BIRIBA MAIS RAIMUNDO BITU E SUECA MAIS FELIPE E TEREZINHA...KK...FOI AÍ QUE ESCUTEI PARTE DAS HISTÓRIAS DOS ADJUNTOS E CENTENAS MAIS...

    AH! PEGUEI MUITO PREÁ DE FOJO E CREIO QUE TENHA PEGO AS ÚLTIMAS JURITIS E "TRÊS POTES" DE ARAPUCA DO BAIXIO DO GRAVIÉ DE RAIMUNDO MENEZES

    ResponderExcluir
  25. Oi "Primo Francisco", cultura é tudo isso! É baião de dois em panela de barro feito em fogão de lenha servido com colher de pau.
    Somos um povo muito culto!

    Abraços da "Prima Flor"

    ResponderExcluir
  26. Artemisia.

    Quem visita o blog pela primeira vez deve pensar: Vôti! nesse blog só tem velho! Mas, se ele se embrenhar nas postagens mais antigas verá que tudo isso é o resgate da nossa história, é o jeito de ser varzealegrense.

    ResponderExcluir
  27. Quando eu era adolescente
    Nas apanhas do José
    Ia armado de quicé
    Para um trabalho atraente.
    Eu era tão inocente,
    Que nem usava cueca.
    Porém a minha moqueca
    Saltava feito caçote
    Se alguém mandar esse mote
    Mundim do Vale sapeca.

    ResponderExcluir
  28. ê Morais nesse o nosso querido Pai quebrou o pote,eram 120 homens trabalhando a comida levaram na roça foi uma festa e tanto.

    ResponderExcluir