Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de abril de 2011

003 - Historias de varzealegrenses - Por Antonio Morais

Raimundo Bitu - Padim - ao alto se vê a casa de José Alves Feitosa Bitu edificada no inicio do seculo passado.

Historias de Padin.

Menininho Bitu estava muito doente, prostrado mas reconhecia as pessoas, então João Bitu resolveu levar Padin pra visita-lo. Ao chegar, a moça que estava ao lado da cama disse: "Olha Menininho quem vem chegando - Seu Raimundo Bitu de Cotinha!" Então Menininho disse: "Raimundo Bitu, homem Trabalhador"... - Padin coxixou só pra João ouvir: "Já começou mentindo"....

Outra vez, Raimundo Bitu saiu cedinho para fazer a feira semanal. Lá pras 10 horas uma porca de Cotinha pariu uns 12 bacorinhos no corte, mesmo no meio do asfalto. Ficou a ninhada rolando no chão prum lado e pru outro. Nesta época por volta do meio dia passava o Expresso Rápido Crateús e Cotinha preocupada com os animalsinhos pediu a José de João do Garrote para ir avisar com muita urgência a padin. José desceu na maior carreira. Encontrou Padim no posto do Jomar e quase sem fala de tão cansado disse: Padim Cotinha mandou dizer que fosse correndo que a porca pariu no meio do asfalto e os bacorins estão espalhados e já é quase hora da passagem do Crateús. Padim cossou a cabeça e disse: José - tu achas ruim voltar na mesma carreira e mandar Cota ir a puta que pariu!



3 comentários:

  1. KKKKKKKKKKK...
    Eu adoro esssas hisórias de seu Raimundo Bitu(Padin). Respostas simples e inteligentes do nosso povo que extraem risos até hoje. Um bálsamos para diminuir a tristeza de dias tão crueis...
    Abraçoss

    ResponderExcluir
  2. Flavin.

    Padin era um genio. Quisera eu ter a memoria boa para lembrar e fazer uma coletania de suas belas historias, pelo menos das que presenciei e ouvir.

    ResponderExcluir
  3. Morais ainda teve a outra parte que ele ao chegar de frete a casa de Manoel de Vó disse: É!!! meu primo velho tão trabalhador, sofreu tanto lutando pela vida, mesmo assim não vai deixar de morrer.
    Vejo essa foto, ele praticamente avistando a casa fruto da geração dos onze filhos de José Alves Feitosa Bitu casa onde ele nasceu e também nasci. Amigo, a saudade é tamanha, mas graças a Deus conservamos o patrimônio para servir de história para as gerações futuras.

    ResponderExcluir