Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SUS

O Coronel Benedito Brandão estava eufórico. Acabara de ver a noticia no radio. Já estavam fazendo transplante de pénis. Transplante ele não sabia bem o significado, trocar um morto por um vivo, novo em folha, ah isso ele sabia sim. Não bateu pestana vendeu o gado todo a foi a São Paulo e fez a operação. De volta, no alto de seus 80 anos,causou inveja a qualquer um Dom Juan ou Casanova. Não escapava ninguém. O Velho se tornou o maior garanhão da redondeza.

Sabedor do desempenho advindo do transplante, o Coronel Leandro Belisario, decidiu fazer o mesmo. Foi a São Paulo, procurou o mesmo medico e partiu para empreitada. Quando tomou conhecimento do valor da cirurgia deu o maior pinote. O que, isso tudo, eu não vou vender meu gado todo para fazer uma operação.

Propôs ao medico fazer pelo SUS. O medico desaconselhou. Olhe aqui Coronel Leandro Belisario, tanto demora muito a autorização como os resultados podem não serem satisfatorios. O homem era mão de vaca e decidiu fazer pelo SUS.

Na data marcada fez o transplante. Retornando para o sitio parecia um capão, o que era morto não dava sinal de vida. Depois de seis meses sem fazer bangalafomenga resolveu ir a casa do Coronel Benedito Brandão receber algumas informações a respeito do causo.

Ao encontrar, foi logo perguntando de forma curta e grossa: Coronel Benedito, como você sabe eu fiz a mesma cirurgia que você fez. Estou precisando de algumas informações, porque estou desconfiado que o resultado não vai ser o esperado. Sou cinco anos mais moço do que você. Gostaria de saber, no seu caso, quanto tempo o que era morto levou para ressuscitar? Uma semana, respondeu o Coronel.

Tenho ou não tenho razão de está preocupado, já passaram seis meses e nada, nadica de nada. Então Benedito sugere ver parte tansplantada do Leandro para avaliar os procedimentos ou comparar os assemelhados. Quando o Coronel Leandro mostrou: Ouviu a noticia cabeluda. Ah, bem logo vi! Essa aí era a minha.

Um comentário: