Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

As rapaduras de João Saraiva - Por Antonio Morais




João Saraiva morava no sitio Brejo. Era proprietário de Engenho e produzia uma rapadura preta retinta e salobra, - não muito apreciada pelos exigentes consumidores. Era costume da época, os produtores levarem a feira semanal os produtos do engenho. Os Cazuzinhas eram afamados em produzir um produto de excelência, seguido por Clicério Gomes de Morais, João Bilé do Coité, José Carlos do Baixio e tantos outros. João Saraiva colocava com toda humildade o seu produto e ficava aguardando os  fregueses.

Toda semana, o padre da época passava visitando a feira e tinha sempre uma lorota para falar com seu João Saraiva. - Seu João o povo fala que a rapadura do Senhor é preta porque o Senhor não tira o olho da cana! Seu vigário, nem tudo que o povo fala é verdade, respondia seu João. 

Na outra semana, mesma cantilena: Seu João o povo fala que a rapadura do senhor é preta porque o senhor não tira a tiborna da garapa! Dizia o Padre. Seu vigário nem tudo que o povo fala é verdade respondia seu João, 

Lá pela quarta vez, seu João com o juízo cozinhado, se antecipou ao padre. Antes que este dissesse alguma coisa: - Seu vigário, falam por aí que o menino que fulaninha está esperando é filho do Senhor? O padre: seu João nem tudo que o povo fala é verdade, e, saiu de fininho pra nunca mais voltar e dar palpite na moagem alheia.


5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quem olha pro rabo dos outros esquece do seu ....

    ResponderExcluir
  2. E se der uma pista da década, sou capaz de adivinhar quem é o sacerdote da história... Em boca fechada não entra mosca!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkk essa foi boa..adorei e voces sabem quem é João Saraiva que ainda mora no Brejo só não tem mais o engenho? Ele é meu primo legítimo....bem feito isso que João falou para o padreco...kkkkkkkkkk....qdo eu for ai quero que ele me conte isso pessoalmente quero rachar o bico de tanto kkkkkkkkkkkkkkk....abraços

    ResponderExcluir
  4. Esse padre depois de uma descoberta dessa deve ter rezado vários pai-nosso de trás pra frente e de frente pra trás....É assim mesmo quem for besta confie em padre...kkkkkkkk...eles são homens normais

    ResponderExcluir
  5. Sabedoria antiga. Mato tem olho e parede tem ouvidos. Cada um cuide de sua vida e deixe a dos outros em paz.

    ResponderExcluir