Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 25 de maio de 2017

085 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Mês de Maio, mês de Maria, mês das virtudes, mês de Raimundo. Nascido no Sanharol em Várzea-Alegre aos 25 de Maio de 1931.

Raimundo Batista de Menezes, o sexto  de uma família de 11 irmãos, iniciou seus estudos nas escolas reunidas em 1941, onde aprendera a valorizar e muito a educação. Fez o ginásio em Cajazeiras entre 1947 e 1950, foi lá que também serviu o tiro de guerra. Sempre com uma visão muito forte sobre o estudo. Transferiu-se para Fortaleza em 1951 onde cursou o segundo grau no Colégio Liceu do Ceara.

Com a perspectiva de enfrentar o mundo viajou para o Rio de Janeiro em 1954, indo trabalhar numa alfaiataria do seu primo Juquinha. Nos idos de 1958 tomara a decisão de votar para Várzea-Alegre onde havia a necessidade de fazer companhia a seus pais.

Começa aí pelos desígnios de Deus uma nova trajetória em sua vida. Em uma bela noite de céu enluarado no tradicional Forró dos Barreiros, conheceu Risomar que logo vira a se casar.

Desse matrimonio nasceram seis filhos: Aluísio, José Wilton, Neide, Antônio Énio, Francisco Hélder e Menezes. Vivendo e cultivando a vida com honestidade e honradez, sempre primando pela decência e educação formou com muito orgulho todos os filhos.

Reconhecido como homem de inteligência impar e exímio comerciante no ramo agropecuário nos orgulhou com suas virtudes e ações, deixando um legado de infinita importância a ser seguido por nós, descendentes e admiradores deste grande homem, grande amigo e orgulhosamente grande chefe de família.

11 comentários:

  1. Prezado Amigo Raimundo Menezes.

    Parabens.

    Que Deus lhe abençoe cada vez mais. Lhe dê muitos anos de vida para vivê-la plenamente. Muita paz, muita saude e felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Raimundo,

    voce sempre disse que chegando a velhice com saúde é uma felicidade,agora com doença é uma taboca grande.Abraços

    ResponderExcluir
  3. Raimundo Menezes,

    Em nome da minha família, eu o parabenizo nesta data tão importante para o senhor e para os seus familiares. Que o seu exemplo de vida seja seguido por todos aqueles que prezam pela paz, pelo bem comum e pela seriedade e honradez.

    Felicidade!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Seu Raimundo Menezes!
    Oitenta anos! Muita paz no seu coração.

    ResponderExcluir
  5. Cidadão, exemplo de honestidade, honradez, fraternidade, bom pai, bom companheiro, bom amigo e acima de tudo grande valorizador no campo de educação, pois os seus filhos são exemplos desse investimento.
    Amigo Raimundo Meneses é muito prazeroso comentar algo sobre sua pessoa, esse cidadão que em seus primeiros passos dedicou-se a educação e depois ao profissionalismo enfrentando emprego público, sendo que sua grande virtude foi realmente o comercio dentro do ramo da agropecuária em nossa própria comunidade conhecida como Sanharol, lugar onde nascemos.
    Grande amigo de todos nós que nascemos, crescemos e muitos ainda permanecem até hoje no local como é o seu caso. Raimundo sempre constituiu muitas amizades em função de sua seriedade, do seu caráter moral no que diz respeito ao seu matrimônio e com a dedicação dos frutos dados por Deus que foram os seus seis filhos. Honradez também no comercio dentro do ramo da agropecuária, onde até hoje permanece com seu nome limpo dando exemplo de honestidade a toda população Varzealegrese.
    Nobre amigo Raimundo Meneses receba os mais sinceros parabéns de todos os irmãos procedentes da família de Raimundo Bitu, Padin como era conhecido e Cotinha que durante toda a sua estada na comunidade do Sanharol, sempre foram verdadeiros amigos e continuando hoje essa amizade recíproca e verdadeira através dos seus filhos: JOÃO, LUIS, IÊDA, JÚLIO, ISABEL E CORINA, que Deus abençoe juntamente com todos os seus familiares são os votos do seu grande admirador e amigo, João Bitu, conhecido na comunidade do Sanharol por JOÃO DE COTINHA.

    ResponderExcluir
  6. Raimundo.
    Parabéns a você e aos os seus, pela
    harmonia de todos esses anos.
    Um abraço do amigo.
    Raimundo também.

    ResponderExcluir
  7. parabéns primo, tou chegando agora da casa de menezes seu filho donde fui me encontrar com morais, ele foi aí pra comemorar e eu vim para casa, parabéns e muitas felicidades que Deus vos abençoe sempre abraços

    ResponderExcluir
  8. Seu RAIMUNDO MENESES, muito amigo do meu PAI ( in memória), o qual lhe tinha uma grande admiração.
    Uma trajetória de vida que HONRA e ENGRANDECE a nossa sociedade.
    Um testemunho de vivência glorificado no trabalho, no respeito, na educação, na honradez, na amizade, na FÉ ,na ORAÇÃO....!!!
    Sua família idealizada e orientada sob os princípios da DOUTRINA CRISTÃ..., um verdadeiro exemplo...
    Nesta data tão ESPECIAL, em nome da nossa família, venho expressar carinhosos votos, de que, sob as bênção de DEUS, continue vivendo plenamente,por MAIS muitos ANOS ao lado da família e dos amigos ...
    Com um afetuoso ABRAÇO enviamos os PARABÉNS ao senhor e todos os familiares...

    ResponderExcluir
  9. Parabens ao seu Raimundo Menezes e a toda a sua grande e admirável família. Além de todas as qualidades já apresentadas, seu Raimundo é uma fonte de conhecimento, experiência e sabedoria. Daqueles com quem um minuto de conversa vale ouro. Abração.

    ResponderExcluir
  10. Luiz carlos Correia - Disse:

    Antonio.


    Leve meus carinhos e amizades da minha família, principalmente do meu pai que teve muita honra e muitas historias dos dois.

    Peça para mesma convidar. Zé Mendes para levar as bebidas Whiske e Vinho para ver como gente rica sofre.

    Essa historia ele nos passou na semana santa.

    Extensivo também aos filhos e noras e você também que faz parte desta família..


    Comprei uma maquina de bater chapas para Cláudio Sousa registrar as fotos para não perdemos nada


    Informe se Magnólia ja aterrissou em V.algre, era para mandar prender todas as galinhas e porcos da região.

    Peça Claudio que bata uma chapa dele e mande revelar no studio de Valdeliz. ou então na Aba Film.

    ResponderExcluir
  11. VÁRZEA ALEGRE TEM O SEU TITULO DE CIDADE PACATA E RESPEITADORA DE TRADICIONAIS COSTUMES FAMILIARES, PELO EXEMPLO DE VÁRIOS CIDADÃOS COMO SEU RAIMUNDO VERDADEIRO PROFESSORES QUE DEIXAM AOS FILHOS(ALUNOS) OS ENSINAMENTOS DE CARACTER E RESPEITO

    ResponderExcluir