Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 11 de junho de 2011

Alguém me responda o que diaxo é "Cachorro Trigueiro" ?

Amigos,

Vocês que são mais velhos do que eu, que têm mais conhecimentos, por gentileza, me respondam o que é que significa a expressão "Cachorro Trigueiro" que já ouvi em várias músicas, sendo a mais conhecida aquela do Luiz Gonzaga do cigarro de palha. Eu já fuçei aqui a internet, a Wikipédia, as enciclopédias de papel e não encontrei em lugar nenhum a "tradução" para essa preciosidade. Venho pedir ajuda aos nobres universitários da vida, que viveram por esse sertão, e certamente devem saber o que essa expressão possa significar.

Com a palavra, para começar o ilustre Antonio Morais!

Abraços,

Dihelson Mendonça

10 comentários:

  1. Meu caro, me perdoe se me antecipo ao Morais: fiz certa vez esta mesma pergunta ao meu avô; e ele me respondeu que: cachorro trigueiro era um cachorro marrom escuro. Abraço carinho e fraterno, Fátima Gibão.

    ResponderExcluir
  2. Pronto! De acordo com o Google, a Fátima Gibão respondeu certinho.
    Amorenado, escuro, trigo maduro.
    Pensei também na possibilidade do erro de tigre para trigue... Cachorro Trigueiro poderia ser um quase "Trigue". Um bom cachorro!
    É só brincadeirinha!

    ResponderExcluir
  3. Pois eu imaginava que era um cachorro que tão valente que lembrava um TIGRE. Que bom saber disso.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Cachorrro trigueiro,ele é marrom com listras diagonais no corpo mais escuras

    ResponderExcluir
  5. A gente é vivendo e aprendendo... O diaxo é Dihelson inda ter tempo pra fuçar essas coisas, vôte!

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi a música "cigarro de palha" e em algumas versões Luiz Gonzaga canta "CACHORRO TIGREIRO" e em outras "CACHORRO PERDIGUEIRO"...

    No caso do CACHORRO PERDIGUEIRO trata-se de um CÃO DE CAÇA...um cão que ajuda na lida diária e na busca por alimento.

    Entendo (ou pelo menos entendia até agora) como sendo o TIGREIRO uma figura de linguagem para o CACHORRO PERDIGUEIRO...cachorro caçador...

    Até pq a música retrata uma realidade nordestina e assim sendo acredito que se fosse apenas pela cor ele teria procurado algo da região para comparar (arrozeiro...de várzea alegre; ou piquizeiro, do crato)...brincadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tigreiro e sim trigueiro, que vem de trigo.

      Excluir
  7. O cachorro trigueiro de Luiz Gonzaga em seu Cigarro de Palha trouxe de volta os comentaristas e colaboradores do Blog - Maria de Fatima Bezerra e Ze Maguim que há dias estavam ausentes. Fazendo falta. Parabens a todos e a todas.

    ResponderExcluir
  8. OI Zé Maguim,e eu que pensava que eu é que era cachorro sanharolzeiro!!!

    ResponderExcluir
  9. BLOG DO SANHAROL,minha vontade era ficar aqui grudadinha neste blog, mas a minha enternet é discada meu querido, e eu fico cinco minutos on line dois mezes aeria, sem saber como me comunicar com o mundo, ou melhor com meus conterraneos que eu amo!
    Não pense que eu não tenho velox eu tenho: a minha operadora e que não presta, não falo o nome pra não dar ibope rsrsrs; por ultimo estou navegando com um G3; por essa razão anda não caio a conecção. Saudades muitas saudades. Abraço carinhoso e fraterno, Fatima Gibão.

    ResponderExcluir