Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 11 de junho de 2011

GILBERTO GIL

Dedicado ao Programa Compositores do Brasil - Professor Zenilton.

De origem humilde, Gilberto Gil nasceu no bairro Tororó, em Salvador (BA). Ainda na infância se mudou com os pais para Ituaçu, no interior do Estado.
Na pequena cidade, que na época tinha apenas oitocentos moradores, Gil ouvi pela primeira vez pelo rádio a música do poeta Luiz Gonzaga. Encantado pelo rítimo, aos 8 anos de idade volta à capital Salvador e começa a estudar acordeon.
Já na juventude conhece Caetano Veloso sua irmã Bethânia, Gal Costa e Tom Zé. Com o grupo faz a primeira apresentação no espetáculo Nós, em 1964. O cantor também foi uma das principais figuras do movimento Tropicália, que marcou a história da MPB dos anos 60 e 70.
Com um repertório vasto, Gil traz em sua música ritmos variados como baião, samba, bossa-nova, reggae e afoaxé.

6 comentários:

  1. O Programa Compositores do Brasl e o Professor Zenilton são os maiores propagadores e defensores da musica popular brasileira. Prestem a atenção a batucada que esses meninos fazem.
    Parabens Zé.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Legal, Morais. Muito obrigado pela dedicatória.
    Eu estou no meio de pessoas que também defendem (intransigentemente)a MPB e a música de qualidade. Na Rádio Educadodora, todas as tardes, a patir das 14 horas, temos:
    2a. feira - Música Inesquecível
    3a. feira - Influência do Jazz (ambos com o inquieto e virtuose Dihelson Mendonça);
    4a. feira - Cariri Encantado - Conexões, com Carlos Rafael
    5a. feira - Compositores do Brasil, comigo,
    6a. feira - Cariri Encantado - Protagonistas , com Luis Carlos Salatiel e, no sábado, às 20 horas, Música Boa Brasileira, com Paulo Ernesto.
    Se todas as rádios do Ceará dedicassem um horário diário voltado para enaltecer a nossa MPB, a coisa estaria melhor, e contribuiria para a educação dos jovens.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Zé Nilton, sou sua fã por transmitir e propagar o que há de melhor na MPB. Desde criança( faz tempo!) sou viciada em música e leitura. Gosto também da voz do "inquieto e virtuoso Dihelson Mendonça". A Rádio Educadora me transporta a excelentes recordações de quando morava no Cariri. Abraço de parabéns aos dois pelo bom gosto musical.
    Fafá Bitu ( a Flor de Lys da Monareta)

    ResponderExcluir
  4. Adorei "a flor de lis da monareta". Só pessoas despojadas dizem tão bem de si.
    Valeu, Fafá!!!

    ResponderExcluir
  5. Fafá, a voz de Dihelson é perfeita; é inconfundível. Não se parece com uma outra voz. Aliás, não se parece nem com a voz dele. É um mistério. Coisas do Dihelson...

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Zé Nilton, na cidade que nasci era conhecida por Fafá da monareta. Aqui no blog ganhei outro nick de Mundim do Vale: A francesinha por ter me dedicado ao françes a vida inteira. Por último, entre as rosas do jardim do Mundim fui contemplada pela amiga Claude Bloc com FLOR DE LIZ. Sinto-me lisongeada e gosto de todos. Dielson ainda é um enigma que estou desvendando, por enquanto ouço sua voz e admiro seu bom gosto musical. Um dia chego até ele. Valeu, Zé Nilton!

    ResponderExcluir