Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 1 de julho de 2011

065 - Historias de varzealegrenses.

André Batista de Freitas - Andrezinho Batista.

Nas decadas de 50, 60, e 70 do seculo passado, até o advento do bicudo a principal atividade dos varzealegrenses era a lavoura do algodão. O ouro branco era o nosso produto mais valorizado apesar de sermos da terra do arroz. Depois de colhido o algodão era acondicionado em sacos de estopa para ser levado para uzina. De cada saco era descontado quilo e meio, tivesse com 40, 50, ou 60 quilos. Portanto era vantajoso que se colocasse o maior numero de quilos em cada saco.

Pendurava-se uma corda numa linha do armazem, um caboclo ficava dentro do saco para pisar e outro fora para colocar o algodão. Um dia, no Mocotó, quando terminaram de encher um saco o enchedor aluiu e disse: esse dar 60 quilos.

Foi então que Andrezinho Batista sentenciou: Pesado por Dudu Alexandrino não dar nem 40.

aam.

4 comentários:

  1. Em 92 após o desastre da posso de Collor, Luiz de João chegou de São
    Paulo e tinha votado nelle. Estava no bar de herculano e falou com aquele vozeirão: Eita, meninos, que Collor de Melo agora tomou umas medidas que muito acertada!!!
    Aí Raimundo de Zé Inácio estava presente e emendou:
    _É, mas eu queria que ele tomasse eram as medidas d eDoca Bitu, que a de receber é uma e a de pagar é bem menor.
    OBS;(Com todo respeito pelos personagens e 'as suas famílias)

    ResponderExcluir
  2. Seu Mininim vendia o algodão a Joaquim Bitu, seu irmão. Ele só enxergava de olho. Alacoque, professora ficava com o caderno e o lápis anotando o peso, saco por saco e depois fazia as contas. Mas quem olhava o peso era ele.
    Comentário de Grosso:
    "Ti Fransquim era honesto, só que os quebrados ele só arredondava para baixo, nunca prá cima.
    50kgs800 gms. ficava 50 kgs.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Geovane.

    O meu pai vendia o algodão a Joaquim Bitu. Entregava sem pesar na Macambira a Ze Chico e Manuel Chico que levavam para a Usina. Manuel e Ze Chico eram analfabetos e não assistiam a pesagem. Daí a margem de se pensar com duvidas quanto ao peso. Mas a historia apenas leva em conta o bom humor de seu Andrezinho Batista. Nada mais do que isto.

    ResponderExcluir
  4. Morais,
    Com certeza, o que tem que prevalecer é o humor d eSeu Andrezinho, que era um homem muito inteligente.

    ResponderExcluir