Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PRESENTE DESVIADO - Por Mundim do Vale


Áureo Piau era meu tío e padrinho, todas às vezes que ele vinha a Várzea Alegre, trazia um presente para mim. Uma vez foi um carneiro, mas para mim não sobrou nem a lã, depois foi cinquenta mil réis que meu pai trocou a cédula por duas de dois mil réis e eu ainda fiquei pensando que tinha saído ganhando naquela permuta.
Numa outra ocasião o meu padrinho mandou um recado que vinha para me abençoar e entregar um presente, os comentários daquele recado geraram uma grande expectativa na minha cabeça de criança.
Na data que foi marcada eu dei uma volta pela cidade e quando retornei foi mais descofiado do que condutor de matéria para exame de fese. Quem me conhecia dizia:
- O que é que esse menino tem?
E eu calado.
Minha mãe dava aulas para um pessoal do Roçado de Dentro e Sanharol e eu comecei a fazer bagunça pulando sobre as carteiras. A boa professora falou:
- Raimundo você tá atrapalhando meus alunos. Vá lá pra calçada da casa de João Bilé, para esperar seu padrinho com o seu presente.
Eu levantei a cabeça e falei:
- Mamãe! Eu acho que aquele presente não vem mais não.
- E porque é que você acha?
- É porque eu ví o burro do meu padrinho amarrado numa cerca perto da *cruz de Valdízio Correia.
- Mais ele ainda vem.
Raimundinho de Antônio do Sapo que era um dos alunos disse:
- Irací. Eu acho que o presente de Raimundo a essa altura já foi entregue a outra pessoa.
A * Cruz de Valdízio Correia, era bem próximo ao antigo frejo onde depois ficou sendo o Ingém Véi.
Dedicado a todo o cardume de Piaus.

3 comentários:

  1. Mundim
    Voce trocou uma nota por duas e ainda achou ruim?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu poeta: que bom te-lo de volta e em grande estilo, rsrsrs. Abraço.Fatima.

    ResponderExcluir
  3. É POR ISSO QUE SEMPRE FALA ; É NOSSO BLOG O MAIOR PAIOL VIRTUAL DA CULTURA VARZEAALEGRENSE. SEMPRE TIVE CURIOSIDADE DE SABER A QUEM ERA DEDICADA AQUELA CRUZ. SOMENTE AGORA FIQUEI SABENDO.

    ResponderExcluir