Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

494 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


O preço da vaidade.

Vou vender esta história pelo mesmo preço que recebi do meu amigo Zezinho de Santos, nem por mais, nem por menos. Fala da vaidade humana, mesmo quando se trata de coisas sagradas. Aconteceu com um amigo que não revelo o nome nem sob tortura.

O Padre fazia a coleta das esmolas na ribeira e anotava num caderno. O referido devoto não sabia que o Padre fazia a leitura dos valores ofertados na rádio no dia seguinte.  Ofertou um real.  A mulher perguntou se ele não tinha vergonha de no outro dia  o padre lê o seu nome com uma oferta  tão pequena.

Quando tomou conhecimento deste procedimento, correu a igreja e procurou o Padre para dar-lhe um aumento substancial na oferta anterior, ou seja doando-lhe desta feita 100,00.

Afastou-se um pouco do altar e ficou atenciosamente esperando a leitura que era feita por ordem da localização das casas na ribeira.

Quando chegou sua vez o padre lascou: Fulano de tal - CEM REAIS, tinha dado UM.


2 comentários:

  1. Não deixeis que a mão direita veja o que a esquerda faz. A igreja lê as ofertas elevando os sortinidos de quem dá maior oferta. É a velha historia: Faz o que digo e, não o que faço.

    ResponderExcluir
  2. Não adiantou nada! A vergonha foi a mesma!
    🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir