Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 6 de agosto de 2011

COISAS DO MEU SERTÃO - SEU ELOI.

Foto - Eloi Teles de Morais.

Por meio seculo Eloi Teles de Morais fez sua marca no radio regional com seu programa "Coisas do Meu Sertão". Parte desse tempo na Radio Araripe e outra parte na Radio Educadora. O programa ia ao ar de cinco as seis horas da manha, e, era encerrado com esta pela poesia do Zé Praxedi.

DOTO INTÉ ÔTO DIA
BASTA MERCÊ PERCISÁ
UM CRIADO AS SUAS ORDE
NA SERRA DO JATOBÁ

PRUS ARMOÇO TEM GALINHA
TEM QUAIADA PRA JANTÁ
AGUA CHEROSA NO TANQUE
PRA VASMINCÊ SE BANHÁ

LEITE QUENTE AU PÉ DA VACA
QUANDO O DIA AMANHECÊ
CAFÉ TORRADO NO CACO
DE QUANDO IN VEZ PRA MECÊ

AGUARDENTE POTIGUÁ
CAUSO GOSTE DE BEBÊ
CAPIM MIMOSO VERDIN
PRO SEU CAVALO CUMÊ

PRA O DOTÔ FAZÊ LANCHE
MÉ DE ABÊIA CUM FARINHA
TEM DA FONTE MILAGROSA
AGUA FRIA DA QUARTINHA

PRA VASMINCÊ SE DEITÁ
UMA RÊDE BEM ARVINHA
LEVE TAMBEM SUA MUIÉ
PROQUÊ LÁ SÓ TEM A MINHA

ZÉ PRAXEDI

5 comentários:

  1. Eloi Teles de Morais nasceu no sitio Baraunas, municipio de Varzea-Alegre.

    Portanto era varzealegrense. Embora registrado em Crato.

    Eloi tem historia na promoção da cultura do Crato e região.

    Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Certo tempo, o Juiz de Direito de Varzea-Alegre era Mauricio de Abreu Tranca, conhecido apenas por Dr. Tranca.

    Depois de 15 juris em que todos os réus foram absolvidos, Dr. Eloi que fez a defesa do ultimo escreveu este verso e deixou em cima da mesa do forum:

    Varzea-Alegre, terra do Contraste,
    Na justiça também,
    O Juiz é Dr. Tranca,
    Porem não tranca ninguém.

    ResponderExcluir
  3. Pessoa do quilate do Eloi: só poderia ser de minha terrinha, rsrsrs; muito bom. Abraço. Fatima.

    ResponderExcluir
  4. E...

    Blog do Sanharol - Compadre Morais:

    Elói Teles. Seu Elóia. Um grande amigo da comunidade cratense e da região.

    Marcou sua passagem, que ficará indelével na memória de muita gente.

    Trabalhei com ele e fomos grandes companheiros nas noitadas de sábado, no "Forró da Casa Grande", o programa mais ouvido da região, e onde havia duas tarefas e meias de latada.

    Eu, nomeado que fui, era um dos seus assessores no evento, e infelizmente, tratava da parte mais difícil, que era comunicar os maus procedimentos dos casais que ficavam de frozô, quando a luz dos candeeiros começava a apagar.

    Aí ele chamava seu Mariano para botar mais gás nos candeeiros, e os casais ficavam com muita raiva.

    Ah, tempo bom aquele. No sábado à noite muitas vezes a Radio Araripe lotava, por que alguns ouvintes pensavam que de fato havia aquele grande forró na grande latada.

    É muito bom lembrar.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ers criança na época do forró da casa grande e sempre ouvia esse programa eu adorava e ficava imaginando uma "latada" desse tamanho com tantos candinheiros ...kkkk era uma maravilha.... eu jurava que ra verdade e pedia semore a minha mãe que um dia deixasse eu ir nesse forró nem que fosse de longe para ver kkkkkkkk
      seu Eloia como eu chamava deixou muitas saudades...tenho a poesia do zé Praxedi na memoria até hoje, junto com a cantiga daquele passarinho que até hoje não sei oque é...
      Ringo Amorim (Londrina pr)

      Excluir