Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 21 de agosto de 2011

498 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Na década de 70, houve um inverno muito pesado no município de Várzea Alegre e por conta daquilo, a torre da igreja matriz desabou e lá só ficou a imagem do padroeiro São Raimundo Nonato.
Por coincidência ou milagre o santo nada sofreu, estava apenas desbotado pela ação do sol e da chuva. 

O vigário mandou descer o santo para fazer o serviço de pintura, enquanto faziam a nova torre, e alguns dos fiéis pensavam que o padroeiro tinha caído junto com, a torre.
O fato aconteceu a meia noite, mas quando amanheceu o dia a pracinha da igreja já estava lotada de fiéis. Com a presença dos curiosos surgiram os seguintes comentários: 

Romana: 
Isso só pode ter sido um castigo. Quem mandou o Pade Mota pintar a igreja de verde?

João Mandu:
Isso daqui foi um milagre grande! Cuma é qui pode um santo se distabacar duma altura de mais de trinta metro e num quebrar nem um dedo? Apois meu subrim caiu dum coqueiro qui é muito mais baxo, mais ele quebrou as duas perna.

Rosa Pagé:
Vixe cuma ele é fei! Eu reparava ele lá imriba e pensava qui era mais bunitim, mais ele é mermo qui tá vendo Chico de Munda.

Borgin.
Deixem o padre chorar, quando mãe morrei eu chorei foi muito.

Maria Bela: 
Vôte! São Raimundo cum esse amarelo impombado, tá direitim Dedé de Frazo.

O vigário aproveitou a tragédia e iniciou logo uma campanha para a reconstrução da torre. Enquanto desenvolvia os trabalhos, mandou o pintor Ildefonso Vieira Lima, renovar a pintura do santo.
Depois da torre concluída, o nosso conterrâneo Otacílio Correia, conseguiu com o governador, uma equipe do corpo de bombeiros com uma escada Magirus para colocar o padroeiro de volta no seu lugar.
A chegada dos bombeiros foi uma festa na cidade, o padre celebrou uma missa campal e benzeu a operação. 
Depois do padroeiro no lugar, os bombeiros se despediram recebendo os aplausos da comunidade cristã.
Gregório Gibão que estava no meio da multidão, tirou o chapéu, Colocou a mão na testa, olhou na direção da torre e gritou: 
Ei Raimundão! Quando tu quiser trocar a roupa de novo, é só dispencar daí de riba.

MV.



4 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    Um dos comentarios melhores deste episodio foi produzido por Borginho. Te contarei no proximo encontro.

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me de mais um contraste de Várzea Alegre, os Bombeiros botaram fogo!!! Por causa do marimbondo alojado lá em cima...

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Só podia ser tu, não é Mundim? muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Abraço fraterno Fatima.

    ResponderExcluir
  4. Mundim,

    Faltou seu comentário. Como seria, hem?

    Abraço de fulô,

    Claude _ Flor da Serra Verde

    ResponderExcluir