Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 14 de agosto de 2011

CONVERSANDO COM O MEU PAI - Por Mundim do Vale.



Meu pai que grande alegria
Estou feliz, pode crê,
Eu marquei para esse dia
Um diálogo com você.
Tudo que vou perguntar,
Sem querer lhe incomodar
Vou usar como apostilha.
Sua vida duradoura,
Sempre foi a promotora
Da união da família?

Meu pai me diga porque
A sua serenidade,
Diga-me porque você
Vive com tranqüilidade?
Se durante a sua vida,
Houve subida e descida
Para você enfrentar?
Com quem você aprendeu,
De quem você recebeu
Como pôde conservar?

Ensine-me como guardou
Todos os princípios seus,
Diga-me de quem herdou
Sua grande fé em Deus?
A sua religião,
Sua boa educação
Foi herança dos seus pais?
Sua boa experiência,
E o dom da paciência
Porque cresce ainda mais?

Diga como conseguiu
Construir seu ideal,
Se você na concluiu
Nem mesmo o primeiro grau?
Porque você nessa idade,
Tem tanta vitalidade
Que nem todo mundo tem?
Diga sem pestanejar,
Se pretende ultrapassar
Dos noventa para os cem?

Uma coisa que eu queria
E há tempo peço a Deus,
É de poder ver um dia
Os meus filhos iguais aos seus.
Se você me ensinar,
A receita de educar
Quem sabe eu posso aprender.
Só tem uma coisa mais,
Nós dois não somos iguais
Como é que eu vou fazer?

RESPOSTA DO MEU PAI

Meu filho eu vou explicar
Da vida a realidade,
Não há quem possa mudar
O poder da divindade.
Eu tropecei na descida,
Me equilibrei na subida
Porque com Deus ninguém cai.
E assim eu vou lutando,
Com lembrança conservando
Os conselhos do meu pai.

Lhe ensinar como guardei
Os meus princípios de fé,
Não vai precisar, eu sei
Pois você sabe o que é.
Para alguém ser educado,
Não precisa de mestrado
Nem de pós-graduação.
Paciência e experiência,
São virtudes da ciência
Que não tem limitação.

Meu ideal encontrei
Com muita boa vontade,
Por isso não precisei
Diploma de faculdade.
Se muito eu estou vivendo,
É deus quem está querendo
Meus trabalhos concluídos.
Se Ele assim determinar,
Posso até ultrapassar
Os cem anos vem vividos.

Um jardim fica seguro
Se o jardineiro regar,
Para um filho ter futuro
O pai tem que educar.
Siga em frente, não esqueça,
Grave na sua cabeça
Tudo o que eu lhe ensinei.
Caminhe pelo meus trilhos,
Repasse para seus filhos
A educação que lhe dei.

Meu filho, eu também gostei
Dessa sua argüição,
Você sabe, eu também sei
O valor da educação.
Meus filhos formam um composto,
Que não me deram desgosto
Nenhum dia em minha vida.
Com essa boa convivência,
Hoje eu tenho a consciência
Da minha missão cumprida.

Mundim do Vale.


Se eu tiver herdado as qualidade desse guerreiro, hoje eu posso dizer que sou um bom pai e um excelente avô.


Há vários tipos de pai a saber:

Pai, papai, paim, pai da mata, paiaço, pai da rua, pai da ribeira, paioça, paiço, paiadeaço, pai de santo e pai de chiqueiro.





8 comentários:

  1. Mundim.

    Parabens pela conversa com o Velho Pedro. Parabens pelo pai extraordinario que tens, e, parabens por Deus permitir que ele esteja do seu lado por tanto tempo e por muito mais ainda.

    Voce esqueceu dois pais - Pai Degua e Pai Egua.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mundim. É por essa e tantas mais que admiro você! Parabéns pelo seu Dia de Pai, Avô e Filho!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Nanum.

    Na Praça de Santo Antonio, Eu, voce, João Pedro, Fatima Bezerra e o nosso querido Pedro Piau registramos um momento de extraordinaria grandeza.

    Ali ouvimos do Pedro para João Pedro, ou seja do mais idoso para o mais moço a historia da onça.

    Em respeito a autoridade do Pedro Piau não o desmenti, até propalei no Blog a historia contada por ele, mas, cá pra nós nunca vi nada no mundo tão parecido com mentira cabiluda.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Raimundinho, li a conversa de filho e pai, mas você tinha de esculachar... KKKKKKKKKK!
    Ninguém te merece. Pai arretado!

    ResponderExcluir
  5. bonito poema e a montagem fechou com chave de ouro pedro é um guerreiro vencedor abraços e saudades da raja

    ResponderExcluir
  6. A RIMA SURGE ESPONTÂNEA
    TEM CABEÇA, CORPO E PÉ
    MUNDIM DESENVOLVE O TEME
    DIZENDO TUDO O QUE QUER
    É CULTURA EM CARAVANA
    LEMBRA O POETA DE SANTANA
    PATATIVA DO ASSARÉ

    EU QUE TENHO OITO FILHOS
    MAIS SÓ POR DOIS FUI LEMBRADO
    CANTEI PARA OS PAIS NAS FESTAS
    FUI BASTANTE CORTEJADO
    OS SEIS QUE NEM ME LIGARAM
    OBRIGADO, ME INSPIRARAM
    EU NEM FIQUEI CHATEADO

    ResponderExcluir
  7. Meu Poeta maior: sem comentarios. Abraçocom carinho. Fatima.

    ResponderExcluir