Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CURIOSIDADES DA LÍNGUA...

Sobre a Vírgula


Uma vírgula pode mudar tudo!

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula pode mudar tudo.



Detalhes Adicionais:

COLOQUE UMA VÍRGULA NA SEGUINTE FRASE:


SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

 


* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...

* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

12 comentários:

  1. EXCLENTE CRIATIVIDADE E ESSA NOSSA LINGUA É ASSIM MESMO. UMA VIRGULA NO LUGAR E...

    ResponderExcluir
  2. Amiga Claude Bloc:

    Esta é muuuito antiga. Vi no meu segundo ano primário, lá pelos anos cinquenta:

    "Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do fazendeiro era também o pai do bezerro"

    Para tornar a frase coerente, é necessário uma única vírgula.

    Algum leitor se hablita?

    Valdênia Almeida

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI. APRENDI MAIS UM POUCO SOBRE A VÍRGULA.
    SOBRE A MULHER PREFIRO NÃO COMENTAR... ANTES DA DISCUSSÃO EU JÁ ACEITO O QUE VIER DE LÁ PRÁ...

    ResponderExcluir
  4. Claude, Valdenia: muito bom, rsrsrs.

    " Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe, do fazendeiro era tambem o pai do bezerro, rsrs. é isso? Valdenia????????? Abraço fraterno. Fatima Bezera.

    ResponderExcluir
  5. Valdênia,

    "Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe, do fazendeiro era também o pai do bezerro" (KKKKKKKKKKKKKKKK)

    ResponderExcluir
  6. Valdenia,

    Gostei do novo foco da vírgula no seu desafio.

    Bom pra se trabalhar a coerência muitas vezes esquecida por nós, pobre mortais... (risos)

    Vamos ver quem se habilita...
    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  7. É...


    Como diz o nosso querido Vicente!
    Coisas da nossa "inculta e bela última Flor do Lácio"!

    Valdênia, vai mais um desafio:

    "Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres."

    São quatro herdeiros, quem herdará?

    ResponderExcluir
  8. Claude:

    Pelo visto, Fatima Bezerra e Assis Costa acertaram, mas a Fátima colocu uma vírgula a mais no segundo bezerro.

    Artemísia:

    A sua frase é bastante complexa, e como são quatro os envolvidos na herança: A irmã, o Sobrinho, o alfaiate e os pobres, certamente cada um fará uma pontuação puchando brasa para o seu espeto.

    Ai teremos: Ponto de exclamação, de interrogação, vírgula e ponto final, segundo a vontade de cada herdeiro. Acertei?

    Posso tentar, mas primeiro quero ver outros pontos de vista.

    Vandênia Almeida

    ResponderExcluir
  9. Valdenia, eu errei colocando a segunda virgula. Agora vamos vê se eu chego pelo menos perto de acertar, rsrsrs: lá vai.
    Deixo meus bens pra minha irmã. Não a meu sobrinho, jamais será paga a conta do alfaiate! nada aos pobres?
    Bem: pessoal aí, só tem fera, enquanto euzinha aqui, uma seme-analfabeta! rsrsrs. Eu amo vocês. Abraço com carinho. Fatima.

    ResponderExcluir
  10. Bom:

    Artemísia:

    Voltando a divisão da herança.

    Já faz bastante tempo. Não lembro de onde, mas, já li este texto pontuado. Seria mais ou menos assim:

    A IRMÃ pontuaria assim: "Deixo meus bens a minha irmã. Não a meu sobrinho! jamais será paga a conta do alfaiate! nada aos pobres!"

    O SOBRINHO pontuaria assim: "Deixo meus bens a minha irmã? Não! A meu sobrinho. jamais será paga a conta do alfaiate! Nada aos pobres!"

    A VEZ DO ALFAIATE: "Deixo meus bens a minha irmã? Não! A meu sobrinho? jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres!"

    AO SURGIR UM REPRESENTANTE DOS POBRES, este pediu também para ler a frase e falou: Está tudo errado ele era muito amigo das pobreza e morreu antes de concluir sua intenção. Ele escreve assim:

    "Deixo meus bens a minha irmã? Não! A meu sobrinho? jamais! será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres."

    Valdênia Almeida

    ResponderExcluir