Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 20 de agosto de 2011

Várzea-Alegre - Festa de São Raimundo.

A cidade de Várzea Alegre vive a expectativa do início da Festa do Padroeiro São Raimundo Nonato. No bairro centro, as avenidas já estão ocupadas por barracas, parque de diversões, barracão cultural e stands. A espera agora é pela festa do pau da bandeira, que ocorrerá neste domingo, 21, quando a programação religiosa é aberta oficialmente.

A Igreja Matriz de São Raimundo Nonato também está dando os últimos retoques, literalmente, para receber os fiéis do padroeiro, tanto os que residem no município, quanto os que estão visitando a nossa terra.

Neste ano, o pau da bandeira de São Raimundo Nonato virá do Sitio Rosário, Sede Rural, distante cerca de 5km do município. O mastro mede aproximadamente 15m e será levantado na praça da Matriz.

A partir da segunda-feira, 22, a igreja realiza uma vasta programação diária começando às 4h30 da manhã com a oração da aurora, seguida de salvas, caminhadas, novenas e missa às 19h.

A festa religiosa tem o seu ápice no dia 31, Dia do Padroeiro, com missas e a participação de D. Fernando Panico, salva de fogos, apuração da festa, terço meditado e a grande caminhada com São Raimundo.

Programação Social

O CREVA - Clube Recreativo de Várzea Alegre antecipou a sua agenda de shows para este sábado, dia 20. A partir das 22h00, nas suas dependências, haverá a apresentação de bandas de renome como Mastruz com Leite e Limão com Mel, além da cantora Mirella e banda.

A Prefeitura de Várzea Alegre agendou três noites de shows no Parque Cívico São Raimundo Nonato, nos dias 28, 29 e 30. O destaque é para a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, cantores de grande sucesso em todo o Brasil, no dia 28, juntamente com a banda Forró da Curtição.

No dia 29, será a vez de Forró Estourado e banda Skema. E na última noite, as atrações serão Solteirões do Forró e Forró Di Taipa.

Barracão Cultural

A Secretaria de Cultura municipal divulgou a programação completa do Barracão Cultural. Neste ano, o tema será “Sabores e Saberes da nossa terra”. Com uma extensão é de 10m de frente e 50m de fundo, o espaço comporta aproximadamente 30 stands e um palco. A programação tem início, diariamente, às 10h e se estende até às 23h30min, a partir da segunda-feira. No domingo, início da festa, acontece a abertura oficial às 19h00.

Entre as atrações que estão na programação, merecem destaque:

- Exposição Cultural das obras do artista MACIEJ BABINSK, notável desenhista, gravador e pintor.

- Lançamento do livro “SABORES DA NOSSA TERRA” - uma obra contendo receitas e ilustrações de pratos típicos varzealegrenses, publicadas pela Secretaria de Cultura do Município.

- Momento da Academia Varzealegrense de Letras – AVL - com exposição dos melhores momentos e lançamento dos livros dos autores Liduina Souza, Dagoberto Diniz, Zé Bitu e Linda Lemos.

Medalha Papai Raimundo

Por iniciativa do prefeito Zé Helder (PMDB), o Município outorgará, neste ano, para 10 personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Várzea Alegre, a Medalha Papai Raimundo.

O Projeto de Lei 0019/2011 de autoria do Executivo foi aprovado por unanimidade, na Sessão da Câmara de Vereadores, na quarta-feira, 10.

De acordo com o projeto, a medalha será concedida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, por mérito, como reconhecimento do Município, decorrente de serviços relevantes prestados a este ou em virtude de feitos edificantes que mereçam destaque.

Vale lembrar que a Medalha Papai Raimundo é uma referência ao fundador de Várzea Alegre - Raimundo Duarte Bezerra - conhecido por Papai Raimundo - e não ao santo padroeiro São Raimundo Nonato. A devoção a São Raimundo surgiu a partir da família de Papai Raimundo, por volta de 1788, segundo a história.

A entrega da Medalha Papai Raimundo aos agraciados será no dia 27, no Buffet Recanto da Lagoa, a partir das 9h00 da manhã.

Segurança e trânsito:

O Capitão da Policia Militar, Luciano Rodrigues, afirmou que o esquema de segurança já está pronto para ser colocado em prática. Ele pediu a colaboração da população para denunciar casos suspeitos, contribuindo para que crimes sejam evitados. Serão 35 policiais que se juntarão ao efetivo local, que utilizando duas patrulhas, farão a segurança da cidade.

O Demutran também fará fiscalização rigorosa no trânsito, principalmente no entorno do centro, onde a movimentação é maior. O chefe do órgão, Gilberto Souza, chama a atenção dos condutores de veículos para evitar dirigir embriagados, causando acidentes.

Site - Varzea-Alegre.

Um comentário:

  1. Deixo aqui os votos de cumprimento e parabéns ao meu querido amigo, parente e camarada Pedro Alves de Morais, Pedro de Joaquim Piau, um dos agraciados com a Medalha Papai Raimundo.

    Foi feito justiça a este ilustre e nobre cidadão de nossa terra.

    Parabens velho e querido Pedro, Deus lhe abençoe, lhe dê saúde, muitos anos de vida, e que os seus exemplos pavimentem a estrada da vida dos descendentes do Papai Raimundo.

    Um abraço sincero deste que lhe vê com o olhar de um filho.

    Antonio Alves de Morais.

    ResponderExcluir