Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

VOLTA POR CIMA - Por Mundim do Vale,

Uma vez eu resolvi vender atas no colégio São Raimundo Nonato, que funcionava provisoriamente no Grupo Escolar José Correia Lima. Pedi permissão ao Sr. diretor Dr. Dário Batista Moreno, que muito gentil permitiu o meu ingresso na hora do recreio. Entrei com a cesta de atas e fui até a quadra, onde estavam Diassis Aquino, Zé Mulato, Murilo Teixeira e outros rapazes com um grupo de moças. ( naquele tempo ainda tinha ) Fiz uma excelente venda, só sobraram quatro atas que já estavam amassadas.
Terminado o horário do recreio, eu voltava pelo corredor e passando em uma classe vazia, fui puxado pelo colarinho para o interior da classe. Eram três alunos que estavam de castigo; Alberto Siebra, Antônio Ulisses e Jucinete de Totô.Os três revoltados com o castigo resolveram praticar a vingança contra a minha pessoa. Os anjinhos comeram as atas, esfregaram as cascas na minha cara, me empurraram para o corredor e jogaram a cesta em mim. Refeito do susto, eu voltei na quadra e recolhi todas as cascas e caroços das frutas que tinha vendido aos outros alunos. Voltei pelo corredor bem caladinho e coloquei toda aquela sujeira por baixo da porta, sem que os rebeldes notassem, depois disto eu fiz uma cara de choro e fui até o direto me queixar:
- Doutor Dário. O Senhor me ajudou, mais os alunos que estão de castigo me deram prejuízo.
- E o que foi, que houve?
-Eles comeram o resto das atas, esfregaram as cascas na minha cara e ainda me deram uns contra vapor.
- Quantas atas tinha?
- Tinha doze.
- Você estava vendendo de quanto?
- Dois cruzeiros.
- Pois vamos lá que eu vou resolver.
O justo diretor foi comigo até a classe e eu mostrei as cascas e os caroços dizendo:
- Tá vendo aí Doutor? O tamanho do meu prejuízo?
Ele olhou para os três e falou:
- Muito bonito o que vocês fizeram em! Pois eu vou pagar o prejuízo do garoto que é trinta cruzeiros e vou cobrar dez de Totô, dez de Zé Augusto e dez de Antônio Costa. E vocês vão ficar mais duas horas de castigo.
Eu recebi o dinheiro e passei uma semana evitando um encontro com os três.

Reprisado para:

Izabel Vieira, Artemísia e Tropeiro do Mameluco.

4 comentários:

  1. Nossa RAIMUNDIM, valeu o reprise...Sensacional o seu "causo", ri demais...veio alegrar de cheio o final do meu dia..."Estórias", assim, estremecem nossa alma de alegria, ânimos...afastam-nos da melancolia...
    Continue repassando-nos esses interessantes episódios.
    Muito grata pelo carinho, pela atenção...
    Grande abraço extensivo aos familiares.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Mundim por sua memoria fertil e prodigiosa. Mais um causo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. MAIS MUNDIM SÓ TRES? TÚ DESSE TAMANHO FOI SE VINGAR COM MENTIRAS PRA O DIRETOR? E AINDA PASSOU UMAS SEMANAS QUEBRANDO CAMINHO?
    A ISABEL SE PORTOU AO CAUSO COMO "ESTÓRIA". ESSE PODES CRER É HISTORIA MESMO. É TANTO QUE TODA VEZ QUE O MUNDIM VAI COMER UMA ATA ELE RECORDA O EPISÓDIO.

    ResponderExcluir
  4. Eita, Mundim, só vou acreditar porque é você quem está contando...
    Se fosse qualquer outra pessoa eu diria que é mentira, mas amigo meu não mente!
    Um grande abraço, maior que essa HISTÓRIA, como diz o Claudio Sousa...
    Obrigada por seu carinho.

    ResponderExcluir