Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 12 de junho de 2023

15 - Escolhidos de São Raimundo, você se lembra? - Por Antônio Morais.



Amadeu Neto, do Amadeu pai do Chico.

O Deputado Otacílio Correia conseguiu um emprego para Amadeu no Banco do Estado do Ceara. Cargo - Zelador.

Amadeu, sempre muito solicito, dizia para todo mundo que era um emprego muito bom, pois foi o Tio Otacílio quem arranjou. Cagava goma e contava vantagens para as negradas que tinha um Primo do pai dele muito importante que era diretor do Bec, nosso amigo Antônio Siebra Lima, conheci dos tempos do Bicbanco.

Amadeu arranjou uma namorada em Farias Brito dizendo que iria assumir a gerencia do Banco. Todo fim de semana era almoço de galinha caipira, capote, até um bacurin abateram um dia. 

Levou adiante esta lorota até quando pode.

Um belo dia, os pais da moça foram ao Banco e o viram fazendo faxina. Amadeu ficou bastante encabulado, mas, como todo bom varzealegrense tem uma boa saída, disse para o futuro sogro, que era uma praxe do banco os futuros gerentes passarem por todos os departamentos da agencia. O sogro foi falar com gerente e acabou o sonho do bancário - nem gerência nem noivado.

Mate um pouco a saudade do Chico e sua sanfona. Veja  no final do vídeo um depoimento de José Clementino.


3 comentários:

  1. Resgatar alguma coisa do saudoso Chico de Amadeu é prazeroso e motivo de grande orgulho do Blog do Sanharol. Parabenizamos Amadeu Neto pela figura humana espetacular que é. Um verdadeiro protagonista da cultura de nossa terra.

    Deus te abençoe Amadeu.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
  2. Na decada de 70 chico e a familia fixou residencia em Farias Brito e tive a aportunidade de conhecer todos. Amadeu toda vida foi alegre, e cheio de prosa.Na minha humilde opiniao Chico de Amadeu foi um dos melhores sanfoneirosdoNORDESTE, pena que nao dava o valor nescessario ao dom que Deus lhe conçedeu

    ResponderExcluir
  3. Morais, você tem mesmo filing, pra coisa: nada mais justo do que essa homenagem ao nosso querido Chico; e de quebra, ao Amadeu Neto, ao Banco, ao povo de Farias Brito... em uma das muitas vezes que fui a Varzea Alegre, estivemos meu marido e eu, com o Amadeu, no Bar de Almir Brito, o dia inteiro, ele cantando, bebendo e vendendo seus docinhos e empadinhas. Adoro todos desta familia: do sr. Amadeu, passando por Chico e Ivete, que foram meus vizinhos,por seus descendentes com os quais até a gora cultivo essa amizade com muito respeito e carinho. Abraço carinhoso e fraterno para todos, dos que fazem o blog aos que simplismente passam por aqui. Fatima Bezerra ( Fatima Gibão)

    ResponderExcluir