Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Festa de São Sebastião - Por A. Morais

Deputado Otacílio e Familiares.

Nas décadas de 50, 60 e 70 do seculo passado uma das maiores festas religiosas de Várzea-Alegre era a de São Sebastião  no sitio Boa Vista.  Alem das novenas, quermerces  e um grande leilão de encerramento com fins de arrecadar fundos para a administração  da capela local. 

Encerrado o leilão  a festa continuava com um grande baile dançante sob os acordes de Matias Sousa, do irmão Pedro ou Chico de Amadeu. Num destes anos  de eleição, o leilão teve  o comparecimento de caravanas  de políticos. A rentabilidade do leilão estava assegurada. Bastava colocar um copo com cerveja  na mão do pregoeiro Oliveira Sátiro e  era  arrematado por  um bom valor. 

Chico Inácio, o encarregado da festa,  não continha sua alegria na expectativa de bom resultado. O pau da bandeira era um bambu, uma taboca como se conhece por essas bandas. Media quase vinte metros a altura. Chico Inácio não contendo sua emoção, perguntou para o Deputado Otacílio Correia: Deputado, você já viu uma taboca desse tamanho? Otacílio respondeu no ato: já,. vi sim. Qual, retrucou Chico Inácio. A resposta  não tardou: A que você vai dar nesse santo. Todos caíram na risada, inclusive o Chico.

5 comentários:

  1. Li com bastante atenção o livro: Historias do Otacilio e, não encontrei esta. Estou resgatando para que juntem-se as demais e não se perca ná vala do esquecimento.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. O carisma de Otacílio era fato marcante chegando a ser até impresionante é tanto que seus causos deram um livro. E se fossem anotar os que não foram citados acredito que daria outro. E a festa de S Sebastião realmente tinha muita tradição não sei o que ocorreu que hoje não não está tão popular assim.

    ResponderExcluir
  3. Sou do Sitio Boa Vista, embora tenha apenas 28 anos, tenho boas lembranças dessas festas. Consultei o meu pai, que é sobrinho do Finado Chico Inácio, e ele me falou que este fato realmente aconteceu mas foi no Sitio "Barrero", próximo ao PiriPiri com o Sr. Raimundo Luiz.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Prezado Guilherme.

    Obrigado por seu acesso e seu comentário.

    Importante que a historia seja verdade. Os da Boa Vista vão dizer que foi no Barreiro. Os do Barreiro vão contar como sendo na Boa Vista.

    O fato é que o humor termina vencendo. Num lugar ou noutro.

    Acesse sempre a traga a sua contribuição para com o Blog do Sanharol.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gente! que saudade! eu fui muitas vezes a esta festa. Não é atoa, que eu recomendo este blog; tem de tudo de bom um pouco...
    Hoje aquí no Rio de Janeiro, é um dia muito especial, exatamente por ser dia de São SEBASTIÃO! padroeiro dessa terra Maravilhosa! minha segunda casa, onde fui recebida de braços abertos pelo Cristo Redentor, São Sebastião e todo povo deste lugar abençoado por Deus. Ogrigada Senhor! por poder prestar aqui, meus sinceros agradecimentos.Braço carinhoso e fraterno. Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir