O Salmo 119 é muito interessante. Ele é dividido em blocos de oito versículos, sendo que, em hebraico, as letras iniciais de cada bloco seguem a ordem alfabética. Outra curiosidade é que todos os versículos deste salmo se referem à Lei de Deus, usando diversos sinônimos para ela alternados a cada verso (mandamentos, preceitos, promessa, etc.) Este é um salmo que exalta a beleza e a importância da Palavra de Deus em nossa vida.
Para muita gente, a Bíblia é um livro chato, difícil de entender, moralista e ultrapassado. Mas engana-se muito quem pensa assim. Este salmo é um exemplo disso: fala da alegria e dos resultados de se procurar viver de acordo com a Palavra de Deus. Além disso, a Bíblia não é um livro que nos condena a cada página. Pelo contrário, ela é extremamente honesta em sua visão do ser humano, mostrando suas mazelas, muitas vezes sem fazer julgamentos, e aponta sempre o caminho da vida, do perdão e da graça de Deus.
Apesar de a Bíblia ter sido escrita em línguas, culturas e épocas totalmente diferentes da nossa, ela é atual, pois seus princípios se aplicam a qualquer tempo e cultura. Ela revela o amor de Deus por nós e nos ensina a viver uma vida digna, equilibrada e cheia de significado. Acima de tudo ela mostra o caminho que Deus trilhou em busca do ser humano que teima em se afastar dele, e como ele foi até as últimas conseqüências na busca pelo homem, em Cristo Jesus. Ela revela o Deus que nos ama, nos quer, nos aceita e nos perdoa.
A Bíblia conta uma história de amor. Não um amor romântico com final feliz, mas o amor obstinado do Deus que ama sem colocar condições. Leia a Bíblia, mas não por obrigação religiosa, leia como quem saboreia seu prato preferido, leia com o coração aberto para que Deus revele seu amor a você a cada página!Enviado por Rogeanny Santana.
... AÍ eu disse
ResponderExcluirDe parabéns Wanderley de Matos Jr e Rogeanny Santana.
Trata-se de uma magnífica postagem com profundo estudo do texto Bíblico.
A Bíblia é tudo isso e muito mais. Basicamente é um manual de orientação para que a humanidade possa através do conhecimento do seu passado, traçar suas metas para o futuro.
Temos um Criador. Somos sua criação. É possível afirmar que a Bíblia é como se fosse o Manual do Fabricante em relação a Deus e a humanidade.
Se atentarmos para seus ensinamentos, tudo encontraremos para direcionar nossa existência.
Nela encontramos exemplos de castigo, redenção e glorificação.
Se o nosso coração estivesse centrado na sua leitura enquanto a vista devora as letras, encontraríamos todas as informações de que necessitamos para o bem viver.
Entretanto, alguns apêndices do cristianismo procuram ler e assimilar apenas aquilo que de fato interessa para repassar aos seus prosélitos, mais com finalidade mercenária do que educativa e religiosa.
Faço minhas as palavras finais do Wanderley:
"Leia a Bíblia, mas não por obrigação religiosa, leia como quem saboreia seu prato preferido, leia com o coração aberto para que Deus revele seu amor a você a cada página!"
Assim devia ser!
Compadre Vicente.
ResponderExcluirO texto é excelente e o comentario diz arreda. Somam-se na qualidade e aprofundam-se na reflexão.
Parabens.
Cada salmo tem uma utilidade em nossa vida. Salmo não é para ser lido em voz baixa. Cada salmo tem um significado muito especial.
ResponderExcluir