Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Para Refletir - Por Paulo Angelim.

Enviado por Rogeanny Santana.

Por favor, pare de se "vangloriar" dizendo que você tem um monte de problemas para resolver, que sua vida é um problema só. Se você cavalga na idéia de que esse é um privilégio exclusivamente seu, levante-se, porque você acaba de cair do cavalo.

Ora, problemas todos temos, e sempre teremos até o último dia de nossa existência. A questão principal não é como fazer para evitar problemas, mas sim "COMO VOCÊ TEM REAGIDO A ELES?"

É sua atitude (postura mental) que irá definir o que os problemas, ou desafios - como queira chamar -, irão representar para você . Podem significar obstáculos, empecilhos, castigos, maldições. Mas podem também significar oportunidades de crescimento, se assim VOCÊ DECIDIR enxergar e reagir.

Parece absurdo imaginar isso, mas deveríamos agradecer a Deus pela existência dos problemas. Na verdade, sem eles dificilmente haveria progresso. Sem eles, cientistas não seriam desafiados a buscarem novas descobertas e soluções. Sem eles, certamente você não seria provado e desafiado a crescer.

Continuaria fazendo exatamente as mesmas coisas, do mesmo jeito, por anos. Quando o apóstolo Tiago escreve em sua carta que deveríamos "considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações", ele explica logo em seguida que a provação produz a perseverança. E é exatamente a perseverança que lhe faz mais forte.

Força essa que você precisará para enfrentar desafios maiores que virão. Mas fique tranqüilo com uma certeza: a dimensão dos problemas é sempre proporcional à sua grandeza. Os otimistas e positivos verão nisso consolo.

Os negativos imediatamente questionarão: "quer dizer que se eu crescer, a grandeza dos problemas também crescerá?" A resposta é: SIM!!! E é por isso que somente grandes pessoas estão qualificadas para grandes postos. Somente elas estão preparadas para lidarem com a magnitude dos problemas inerentes à posição.

E é por isso também que os pessimistas ou acomodados não crescem, porque não querem correr o risco de enfrentar os problemas ou desafios inerentes à nova realidade.Aí, estagnam! Portanto, da próxima vez que você em seu trabalho for reclamar que só lhe mandam problemas, pare, reflita, mude sua atitude e agradeça.

Afinal, será que existe alguma outra razão para você estar neste trabalho se não for para resolver problemas, superar desafios, encontrar novos caminhos? No dia que tais coisas deixarem de existir, é bem provável que sua permanência lá não se justifique mais. E esse problema, se puder, procure evita-lo. 

Um comentário: