Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ASSIM FUNCIONAVA A LEI - Por Vicente Almeida



Recebi do meu amigo Carlos Airton,  por e-mail - Manaus-AM. Ele está sempre descobrindo novidades sobre o Nordeste.

Aqui no Cariri cearense, a menos de trinta anos, tivemos um exemplo desse, mas a setença foi decretada e executada pelo pai e os irmãos da ofendida.

Observe a curiosidade da linguagem na época do ocorrido. Isto é uma imagem copiada do original.

Vicente Almeida
17/02/2012

5 comentários:

  1. Prezado Vicente.

    Não precisa ir muito longe no tempo. Há menos de 25 anos, na cidade de Assaré á lei funcionou com uma dolorosa castração do jovem namorado seduzido pela noiva.

    Ela entendia que assim apressava um possivel casamento, o resultado foi outro. Conheço a familia da moça, por sinal tradicional e importante no meio social e politico do município.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Vicente Almeida, agradeço e sinto-me honrado por sua nobre amizade e sincero elogio.
    Abraço !

    Carlos Airton

    ResponderExcluir
  3. Vicente Almeida,realmente esse caso do Assaré foi feito a castração pela família da moça,e o mais lamentável é que até hoje pessoas que acompanharam o fato e conhecem os protagonistas, dizem que o rapaz era inocente,só porque não queria mais namorar a jovem.Em represália ela criou essa estoria.Um abraço ao amigo Carlos Airton .

    ResponderExcluir
  4. Amigo Vicente,

    O Manoel Duda era mais danado que o Chiquinho do "Raciocínio Rápido". Acho que ele não esperaria os 11 anos, não!

    Seu Juiz...
    Assim você me mata!

    ResponderExcluir
  5. ... AÍ eu disse:

    Morais:

    Uma coisa puxa a outra.

    Cinco anos após o episódio de Assaré, a professora Bastinha (não sei se ela permitiria mencionar nome completo) dava aula na URCA e teve um sério teretetê com um aluno que a desacatou em sala de aula, e para intimidá-la disse: Professora, a Sra. se cuide que eu sou dos Alencar de Exu.

    Ela prontamente respondeu: Pois quem deve se cuidar é você cabra safado, eu sou de Assaré. Ambos conheciam o fato da extração documental do moço, e o Alencarino valentão, nunca mais tentou intimdar a professora.

    Carlos Airton:

    Te tenho em alta estima, e te agradeço pelas pérolas que me envias frequentdemente.

    Danúbio:

    Tambem fiquei sabendo por uns, que no caso de Assaré havia inocencia no agredido, e por outros, que realmente ela havia desvirginizada a jovem. Li agora essa terceira versão do Morais. Difícil criar um ponto de coerencia, não é verdade? Só eles sabem.

    Sávio:

    Meu amigo:

    Foi um prazer receber a Fran e atender seu pedido. DISPONHA.

    Quanto a postagem em tela, só pretendi esquentar o Blog neste carnaval. Li o seu texto do santo com seu "Raciocínio Rápido" e resolvi publicar o oposto. Enquanto um era paciente d +, o outro era IM paciente d +.

    ResponderExcluir